Windows 10 mais rápido com 4 dicas

Dando sequencia em nossa série de dicas para deixar o Windows 10 mais rápido, hoje vou mostrar para vocês 4 dicas para deixar o Windows 10 mais leve e consequentemente mais rápido. Ano passado eu escrevi um post e fiz um vídeo ensinando como desativar a Cortana do Windows 10, e hoje quero falar sobre…

Dando sequencia em nossa série de dicas para deixar o Windows 10 mais rápido, hoje vou mostrar para vocês 4 dicas para deixar o Windows 10 mais leve e consequentemente mais rápido.

Windows 10 mais rápido com 4 dicas

Ano passado eu escrevi um post e fiz um vídeo ensinando como desativar a Cortana do Windows 10, e hoje quero falar sobre algumas dicas básicas que certamente farão diferença no seu PC.

1ª Desinstale programas e Apps que você não utiliza

Isso parece óbvio, mas tem muita gente que instala tudo o que vê pela frente e carrega o Windows com programas e aplicativos desnecessários. Além de ocupar espaço em disco sem necessidade, muitos programas criam tarefas que deixam a inicialização do Windows mais lenta.

Fazendo uma analogia, seria como uma casa entulhada com objetos desnecessários que atrapalham a circulação das pessoas e criam um ambiente desagradável. Já ouviu aquela frase: menos é mais? Então! É a pura verdade.

Para remover programas desnecessários selecione o botão Iniciar, então selecione Configurações.

Selecione Iniciar e depois Configurações.

Abrirá uma tela com as Configurações do Windows, selecione Aplicativos.

Selecione Aplicativos para desinstalar os programas e app´s.

Revise todos os programas e aplicativos que você tem instalado e remova todos aqueles que você não utiliza. Se ficar em dúvida sobre algum programa, consulte o Google para saber do que se trata. Cuidado para não remover drivers de hardwares do seu PC! 😃

Revise e desinstale todos os aplicativos e recursos desnecessários.

2ª Ajuste para obter um melhor desempenho

Essa dica é para aqueles que não se importam com as aparências e firulas do Windows 10. Desativar efeitos de animar e esmaecer podem fazer uma grande diferença no desempenho do Windows, principalmente em computadores mais desprovidos de hardware.

Na barra de pesquisa do Windows, digite Sistema, e clique na primeira opção que irá aparecer “Sistema – Painel de Controle“.

Abra a opção Sistema.

Em seguida clique em Configurações Avançadas do Sistema.

Clique na opção “Configurações Avançadas do Sistema”.

Em Propriedades do Sistema clique na aba Avançado. Em Desempenho clique em Configurações.

Carregará a tela “Opções de Desempenho“, então marque a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique em Ok.

Marque a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho”.

Se você achar que o Windows 10 ficou muito sem graça, experimente utilizar a opção “Personalizar” e deixe marcado apenas as opções que você realmente gosta.

3ª Desative programas desnecessários na inicialização

Clique com o botão direito do mouse em um espaço vago da barra de tarefas e selecione a opção Gerenciador de Tarefas.

Selecione a opção Gerenciador de Tarefas.

Clique em Mais detalhes e vá na aba “Inicializar“.  Aí estão todos os programas que iniciam junto com o Windows 10. Repare que ele classifica o Impacto na inicialização como Alto e Baixo.

Desabilite todos os programas que julgar como desnecessário. Quanto mais programas estiverem habilitados para iniciar, mais demorado será o carregamento do Windows.

Desabilite todos os programas que julga desnecessário na inicialização do Windows 10.

4ª Configure as Opções de Energia para que o PC ligue mais rápido

Essa é uma dica que descobri a pouco tempo e achei muito interessante! Acredito que pouca gente ainda saiba disso.

Na barra de pesquisa do Windows 10 digite “Painel de Controle” e aperte Enter.  Quando o Painel de Controle carregar, mude para exibir por Ícones Grandes e clique em “Opções de Energia“.

No painel de controle selecione Exibir por Ícones Grandes e clique em Opções de Energia.

Em Opções de Energia selecione “Alto desempenho” para dar prioridade ao desempenho e vá em “Escolher a função dos botões de energia“.

Marque “Alto desempenho” e clique em “Escolher a função do botão de energia”.

Após isso, clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento“.

Clique em “Alterar configurações não disponível no momento”.

Deixe marcado a checkbox “Ligar inicialização rápida (recomendado)” e clique em Salvar alterações. Isso fará que o seu PC inicie mais rápido quando for ligado.

Certifique-se de ativar a checkbox “Ligar inicialização rápida”.

E aí! Gostou das dicas? Elas te ajudaram de alguma forma? Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões, críticas ou com o que você estiver a fim de contar. Até o próximo post! 😀 👍

 

Leia também