Categorias
Dicas/Tutoriais Publieditorial

Saiba como se proteger de ameaças para smartphones

Hackers inventando vírus que atacam telefones celulares e tablets é uma tendência crescente. O problema é intensificado pela falta de segurança dos aparelhos móveis. Saiba como se proteger de ameaças.

Segundo estudo produzido pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, 96% dos smartphones no mercado não vem com software de proteção pré-instalado.

Saiba como se proteger de ameaças cibernéticas. Imagem ilustrativa: Pixabay
Saiba como se proteger de ameaças cibernéticas. Imagem ilustrativa: Pixabay

Quais telefones precisam de proteção?

Primeiro, vamos deixar claro que os smartphones são o tipo de telefone que precisa de proteção. Telefones celulares com funcionalidades básicas como chamadas e correio de voz não são suscetíveis a vírus. Smartphones com acesso à Internet sem fio são minicomputadores e podem ser infectados, assim como acontece com qualquer outro computador. Tablets também se enquadram nessa categoria.

No entanto, diferentes tipos de smartphones apresentam diferentes níveis de proteção. Por exemplo, o iPhone funciona com o iOS, um sistema operacional próprio criado pela Apple. Hoje em dia, o iPhone é tão seguro que seus usuários não têm nada com o que se preocupar – embora isso possa mudar no futuro. No entanto, todos os outros tipos de smartphones precisam de proteção antivírus.

Em particular, os usuários do Android são os mais vulneráveis, de acordo com os especialistas. Isso ocorre porque o sistema operacional Android é open source, o que permite que qualquer engenheiro de software possa desenvolver aplicativos para o Android OS. Enquanto isso é muito bom para impulsionar inovações, também deixa a porta aberta a todo e qualquer mal intencionado.

Saiba como se proteger de ameaças

Smartphones e tablets podem ser infectados, já que, em si, eles são pequenos computadores. Isso significa que você pode receber um vírus ao visitar sites em seu browser móvel, ao baixar anexos questionáveis via e-mails ou ao executar atividades de risco semelhantes a que você poderia fazer em seu computador.

Normalmente, smartphones se infectam por transferências de arquivos. Se seu computador tem um vírus e você o sincroniza com seu telefone, seu mobile pode contrai-lo. Portanto, se você tem o hábito de manter arquivos em nuvem e transferi-los do pc para o celular, baixar um antivirus e mantê-lo atualizado é essencial para proteger os seus equipamentos. Seu celular também pode ser contaminado via compartilhamento de arquivos com outros smartphones.

Hackers podem cometer uma grande variedade de estragos em seu telefone. Além de roubar senhas e outros dados, mobile spywares podem furtar suas fotos e vídeos.  Muitos smartphones usam tags com geolocalização nas imagens para catalogar e organizar sua biblioteca de fotos. Isso significa que os hackers podem ver onde e quando você tirou fotos, o que potencialmente os permitem acompanhá-lo durante todo o dia.

Além do mais, você pode não saber se seu smartphone está infectado. Alguns vírus são capazes de corromper os principais componentes e ser executados silenciosamente, secretamente roubando suas informações sem que você saiba.

Software de proteção móvel

Quase todas as grandes empresas de antivírus já oferecem alguma proteção contra vírus e malware para celulares, com versões gratuitas e pagas. Por exemplo, o AVG produz o AVG Antivirus Pro para smartphone e tablet, enquanto o antivírus Kaspersky fabrica o Kaspersky Mobile Security.

Veja também: Você é o principal Antivírus

Há ainda o McAfee, que possui uma edição Android do seu software antivírus e o Avast, que disponibiliza uma versão gratuita para mobile.

Com a imensa quantidade de opções de software antivírus para proteção móvel, não há nenhuma razão para você passar mais um dia sem proteger seu telefone de ameaças.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇