Como Gravar Imagens de Câmera WiFi Usando um Gravador DVR/NVR
Recentemente adquiri duas câmeras IP WiFi, aquelas que giram em 360°. Elas funcionam muito bem através do aplicativo Yoosee, mas para gravar as imagens é necessário contratar o serviço de nuvem pago ou usar um cartão para armazenamento. No entanto, o uso de um cartão não é aconselhável, pois caso roubem a câmera, as imagens…
Recentemente adquiri duas câmeras IP WiFi, aquelas que giram em 360°. Elas funcionam muito bem através do aplicativo Yoosee, mas para gravar as imagens é necessário contratar o serviço de nuvem pago ou usar um cartão para armazenamento. No entanto, o uso de um cartão não é aconselhável, pois caso roubem a câmera, as imagens serão perdidas junto com o equipamento.
Por isso, configurei as câmeras em um DVR. Para quem não sabe, DVR é um gravador de vídeo digital, um aparelho que fica “escondido” e grava todas as imagens para que possam ser reproduzidas mais tarde.
O objetivo do vídeo de hoje é mostrar o passo a passo para configurar as câmeras IP WiFi no DVR. Lembrando que o DVR precisa ter a função de NVR, onde é possível adicionar câmeras IP. Praticamente todos os novos DVRs têm a função para câmeras analógicas e câmeras IP. Não vou me aprofundar aqui sobre os gravadores DVR/NVR, pois não é o objetivo deste vídeo. Mas, se vocês quiserem, posso fazer um vídeo sobre isso depois.
Configurando Câmeras IP WiFi no Gravador DVR/NVR
Aqui usarei o DVR HiLook modelo DVR-108G-M1 e essas câmeras WiFi genéricas, também conhecidas como câmeras robô. O aplicativo dessas câmeras é o Yoosee. Mas a lógica é a mesma caso você tenha equipamentos de outra marca ou modelo. Lembrando que, caso você queira adquirir esses equipamentos, os links estão na descrição e em nosso site tecnoup.net.br/produtos.
Partindo do princípio de que o DVR e a câmera IP estão configurados, vamos ao passo a passo de como configurar as câmeras IP no DVR. Um detalhe importante é que ambos devem estar configurados na mesma rede local.
Passo 1: Configuração no App Yoosee
Abra o App Yoosee, vá até as configurações da câmera e selecione “Mais configurações”. Ative a conexão NVR. Será necessário definir uma senha; aqui, usei como exemplo a senha “camera22”. Guarde essa senha, pois ela será utilizada em breve.
Passo 2: Informações do Dispositivo no Yoosee
Ainda nas configurações do App Yoosee, vá até as informações do dispositivo. Copie o número IP da câmera, que no meu caso é 192.168.0.4. No seu caso, provavelmente será outra numeração. Copie também o endereço MAC.
Passo 3: Configurações no DVR HiLook
Acesse as configurações do DVR HiLook. Vá para Configuração, Sistema e Controle de Câmera. Aqui temos a opção “Analógico”, onde estão as minhas câmeras analógicas, e ao lado, o “Canal IP”. É aqui que vamos configurar as câmeras IP.
Passo 4: Adicionando a Câmera IP no DVR
Clique em “Adicionar” e insira o IP da câmera. Mude o protocolo para ONVIF e digite a senha que você configurou anteriormente. No meu caso, a senha é “camera22”. Confirme e clique em OK. Agora, selecione a câmera e vá em “Ativação”. Marque para utilizar a senha predefinida no canal e clique em OK. Pronto, a câmera já está adicionada.
Dica Importante: Configurar IP Estático no Roteador
É aconselhável que você acesse as configurações do seu roteador e adicione o IP da câmera na lista de IP estático. Isso é importante para evitar que a câmera troque de numeração IP, o que faria com que ela parasse de funcionar no DVR. Para fazer isso, coloque o IP da câmera, no meu caso 192.168.0.4, e o endereço MAC. Dessa forma, esse IP sempre ficará reservado para essa câmera, evitando que outro equipamento “roube” esse IP.
Espero que este guia tenha sido útil! Se inscreva no canal para mais tutoriais e dicas de tecnologia. Até o próximo vídeo, obrigado e tchau tchau!