Minha Experiência com Gravação de Vídeos: Samsung Galaxy Z Fold 5 vs. Motorola Edge 40

Olá, pessoal! Recentemente, tenho utilizado o Samsung Galaxy Z Fold 5 para gravar os últimos vídeos do canal. Este celular, acoplado ao tripé, tem sido meu parceiro fiel, acompanhado pelo microfone Saramonic para garantir uma qualidade de áudio impecável. Contudo, como o Z Fold 5 é um empréstimo da Samsung, estou migrando para o Motorola…

Olá, pessoal! Recentemente, tenho utilizado o Samsung Galaxy Z Fold 5 para gravar os últimos vídeos do canal. Este celular, acoplado ao tripé, tem sido meu parceiro fiel, acompanhado pelo microfone Saramonic para garantir uma qualidade de áudio impecável.

Contudo, como o Z Fold 5 é um empréstimo da Samsung, estou migrando para o Motorola Edge 40. Neste artigo, compartilharei minha experiência ao testar o Open Camera para gravações com o Edge 40, explorando as peculiaridades desse dispositivo da Motorola.

Assista o vídeo e veja na prática a qualidade de áudio do Edge 40 com microfone Saramonic

Samsung Galaxy Z Fold 5

O Z Fold 5 tem se mostrado eficiente e prático para minhas gravações. Com a simplicidade de conectar o microfone diretamente ao USB-C, a praticidade é incomparável. A facilidade de monitoramento da tela enquanto gravo é um diferencial, tornando meu trabalho mais ágil.

Desafios com o Motorola Edge 40

Ao passar para o Motorola Edge 40, deparei-me com um desafio: o reconhecimento do microfone externo através do aplicativo nativo da câmera. A Motorola, por algum motivo, não incorporou essa funcionalidade de maneira direta. Conversando com colegas, descobri que o aplicativo Open Camera poderia ser a solução.

Instalando e Configurando o Open Camera

Para contornar a limitação da Motorola, instalei o Open Camera na Play Store. A configuração inicial envolveu ajustar a fonte de áudio para “microfone externo, se existir”. Também ajustei a taxa de bits para 8 Mbps, considerando a resolução Full HD a 30 FPS, padrão para meus vídeos.

Testes e Resultados

Ao realizar os primeiros testes, notei um desafio adicional: a rotação automática não ocorreu como esperado no monitoramento de vídeo que faço no PC usando o Ready For. Este detalhe, que o aplicativo nativo da Motorola trata automaticamente, não funcionou com o Open Camera (assista o vídeo para entender melhor). Apesar disso, os resultados iniciais foram promissores, com boa qualidade de vídeo e desfoque de fundo agradável.

Porém tenho que admitir. Os celulares Galaxy linha S e Z ainda são os que mais me agradam no momento da gravação dos vídeos para o canal. Gosto mais do resultado dos celulares da Samsung. Claro que se buscar categoriais inferiores, como linhas A e M, o resultado também não me agrada como um todo.

Conclusão

A transição do Z Fold 5 para o Edge 40 trouxe consigo desafios, mas com ajustes e adaptações, mas não sei se continuarei usando por muito tempo para esse propósito. O Open Camera, apesar de ser uma solução de terceiros, por enquanto parece ser a chave para desbloquear o potencial do Edge 40 em gravações.

Motorola, estou gotando muito do resultado de fotografia em seus aparelhos, porém o app de câmera ainda precisa de melhorias no pós processamento dos vídeos. Se alguém da Motorola estiver lendo esse post, deixo aqui o meu “apelo” para que a opção para uso de microfone externo via USB-C seja desbloqueado.

Próximos Passos

Os próximos vídeos serão gravados exclusivamente com o Motorola Edge 40, onde farei ajustes finos para otimizar a qualidade. Se você está curioso para saber mais sobre minha experiência com o Z Fold 5, confira o vídeo que estou deixando aqui.

Assista o vídeo, e veja os motivos pelos quais o ZFold 5 não é pra mim.

Agradecimento

Agradeço a todos que acompanham o canal e nossos artigos aqui no site e convido quem ainda não é inscrito a se juntar à nossa comunidade. Se inscreva, deixe seu like e compartilhe suas opiniões nos comentários. Afinal, é a interação de vocês que faz o canal crescer. Até o próximo vídeo!

Leia também