Categorias
Opinião

Samsung apresenta processador Exynos 2200 com GPU Xclipse AMD RDNA 2

O novo chipset Exynos 2200 vem com ray tracing acelerado por hardware e tecnologia de processamento de última geração.

A Samsung Electronics, líder mundial em tecnologia avançada de semicondutores, anunciou hoje seu novo processador móvel premium, o Exynos 2200. O Exynos 2200 é um processador móvel recém-projetado com uma poderosa unidade de processamento gráfico (GPU) Samsung Xclipse baseada na arquitetura AMD RDNA 2. Com os núcleos de CPU baseados em Arm® mais avançados disponíveis no mercado atualmente e uma unidade de processamento neural (NPU) atualizada, o Exynos 2200 permitirá a melhor experiência de jogo para celular, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia.

“Construído no mais avançado processo EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4 nanômetros (nm) e combinado com tecnologia móvel, GPU e NPU de ponta, a Samsung criou o Exynos 2200 para fornecer a melhor experiência para usuários de smartphones. Com o Xclipse, nossa nova GPU móvel construída com tecnologia gráfica RDNA 2 da líder do setor AMD, o Exynos 2200 redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos aprimorados e desempenho de IA”, disse Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics . “Além de trazer a melhor experiência móvel para os usuários, a Samsung continuará seus esforços para liderar a jornada na inovação de chips lógicos.”

Novo chipset Samsung Exynos 2200 com processador gráfico AMD Xclipse (imagem: samsung divulgação)

O primeiro Ray Tracing acelerado por hardware do setor em dispositivos móveis para a melhor experiência de jogo

A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido único que está posicionado entre o console e o processador gráfico móvel. Xclipse é a combinação de ‘X’ que representa Exynos e a palavra ‘eclipse’. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo capítulo empolgante.

Com a arquitetura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu backbone, o Xclipse herda recursos gráficos avançados, como rastreamento de raio acelerado por hardware (RT) e sombreamento de taxa variável (VRS), que anteriormente estavam disponíveis apenas em PCs, laptops e consoles.

O Ray Tracing é uma tecnologia revolucionária que simula de perto como a luz se comporta fisicamente no mundo real. Ao calcular o movimento e a cor característica dos raios de luz à medida que refletem na superfície, o ray tracing produz efeitos de iluminação realistas para cenas renderizadas graficamente. Para oferecer os gráficos e experiências de usuário mais imersivos, mesmo em dispositivos móveis, a Samsung colaborou com a AMD para realizar o primeiro ray tracing acelerado por hardware do setor em GPU móvel.

O sombreamento de taxa variável é uma técnica que otimiza a carga de trabalho da GPU, permitindo que os desenvolvedores apliquem uma taxa de sombreamento mais baixa em áreas onde a qualidade geral não será afetada. Isso dá à GPU mais espaço para trabalhar nas áreas mais importantes para os jogadores e melhora a taxa de quadros para uma jogabilidade mais suave.

Além disso, a GPU Xclipse vem com várias tecnologias, como o governador multi-IP avançado (AMIGO), que aprimora o desempenho e a eficiência gerais.

“A arquitetura gráfica AMD RDNA 2 estende soluções gráficas avançadas e com baixo consumo de energia para PCs, laptops, consoles, automóveis e agora para telefones celulares. A GPU Xclipse da Samsung é o primeiro resultado de várias gerações planejadas de gráficos AMD RDNA em SoCs Exynos”, disse David Wang, vice-presidente sênior do Radeon Technologies Group da AMD. “Mal podemos esperar que os clientes de telefones celulares experimentem as ótimas experiências de jogos com base em nossa colaboração tecnológica.”

Conectividade 5G aprimorada e recursos de segurança reforçados

O Exynos 2200 é um dos primeiros no mercado a integrar os mais recentes núcleos de CPU Armv9 da Arm, que oferecem uma melhoria substancial em relação ao Armv8 em termos de segurança e desempenho, as duas áreas que estão se tornando criticamente importantes nos dispositivos de comunicação móvel atuais.

A CPU octa-core do Exynos 2200 foi projetada em uma estrutura tri-cluster composta por um único e poderoso núcleo principal Arm Cortex®-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 equilibrados em desempenho e eficiência e quatro Cortex-A510 com eficiência de energia pequenos-núcleos.

“As experiências digitais de amanhã exigem novos níveis de desempenho, segurança e eficiência”, disse Rene Haas, presidente do IP Products Group (IPG) da Arm. “Como um dos primeiros processadores a incorporar os novos núcleos de CPU Armv9, o Exynos 2200 da Samsung aproveita a estratégia Total Compute da Arm e os principais recursos de segurança, como Memory Tagging Extension (MTE), para fornecer a computação específica e o processamento especializado necessários para potencializar futuras experiências móveis.”

O Exynos 2200 oferece inteligência artificial (IA) no dispositivo mais poderosa com um NPU atualizado. O desempenho do NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA. A NPU agora oferece uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.

Além disso, o Exynos 2200 integra um modem 3GPP Release 16 5G rápido que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave (onda milimétrica). Com o Novo Rádio E-UTRAN – Conectividade Dupla (EN-DC), que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, o modem pode aumentar a velocidade em até 10 Gbps.

Por segurança, o Exynos 2200 vem com Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves criptográficas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Além disso, um HW de criptografia em linha para UFS e DRAM foi reforçado para que a criptografia de dados do usuário seja compartilhada com segurança apenas dentro do domínio seguro.

Fornecendo experiência visual aprimorada e imagens de qualidade de nível profissional

A arquitetura do processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2200 foi redesenhada para suportar os mais recentes sensores de imagem para resolução ultra-alta de até 200 megapixels (MP). A 30 quadros por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmera única e 64+36 MP no modo de câmera dupla. Ele também pode conectar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras. Para gravação de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K).

Juntamente com o NPU, o ISP utiliza uma câmera de IA avançada com reconhecimento de conteúdo para resultados mais refinados e realistas. Ao tirar uma fotografia, a câmera de IA baseada em aprendizado de máquina reconhece vários objetos, o ambiente e os rostos dentro da cena. Em seguida, ele aplica configurações ideais para cor, balanço de branco, exposição, faixa dinâmica e muito mais para produzir imagens de qualidade de nível profissional.

Com suporte para resolução de 8K, o codec multiformato (MFC) avançado do Exynos 2200 dá vida aos vídeos. Ele decodifica vídeos de até 4K a 240fps ou 8K a 60fps e codifica até 4K a 120fps ou 8K a 30fps. Além disso, o MFC integra um decodificador AV1 com baixo consumo de energia, permitindo maior tempo de reprodução. A solução de exibição avançada apresenta HDR10+ adicionando mais alcance dinâmico e profundidade à imagem e oferece taxas de atualização de até 144Hz para uma experiência de transição mais responsiva e suave ao rolar ou jogar.

https://youtu.be/xeAxDgfat0M
Vídeo Exynos 2200: Playtime is over publicado no canal oficial da Samsung

**Artigo literalmente traduzido de Samsung News Room

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇