Categorias
Dicas/Tutoriais

WhatsApp: 5 dicas e truques da semana

Como de costume, nas sextas-feiras trago para vocês as 5 dicas e truques do WhatsApp. Então vamos às dicas de hoje.

Todas as dicas e truques são feitas utilizando a versão do WhatsApp para Android, e talvez nem todas funcionem para iPhone.

1 – Transferir o histórico do WhatsApp do iOS para Android

Recentemente o WhatsApp começou a disponibilizar a opções de transferir o histórico entre os sistemas operacionais. Esse é um recurso pedido há bastante tempo e finalmente está sendo feito de forma gradual. Atuamente foi disponibilizado somente para todos os aparelhos Samsung com versão 10 ou posterior do Android. Em breve, o recurso estará disponível para mais aparelhos Android.

O que é preciso fazer?

  • Instalar a versão 3.7.22.1 ou posterior do aplicativo Smart Switch Mobile da Samsung no seu aparelho Samsung.
  • Instalar a versão 2.21.160.17 ou posterior do WhatsApp para iOS no seu iPhone.
  • Instalar a versão 2.21.16.20 ou posterior do WhatsApp para Android no seu aparelho Samsung.
  • Ter um cabo USB-C para Lightning (ou adaptadores correspondentes).
  • Usar o mesmo número de telefone em ambos os aparelhos.
  • Usar um aparelho Android novo ou restaurar seu aparelho Android para as configurações de fábrica.

Saiba mais sobre como transferir seu histórico de conversas do iPhone para um aparelho Samsung neste artigo da Central de ajuda.

2 – Denunciar mensagens específicas

Com a novidade, é possível indicar um conteúdo mais antigo da conversa para a análise dos moderadores do WhatsApp. Em conversas individuais, somente a mensagem escolhida é encaminhada para a análise. Nos chats em grupo, são enviadas os 5 últimos conteúdos.

Antes era possível somente fazer a denúncia de um perfil, que enviava as últimas 5 mensagens mais recentes do chat para a empresa. Essa dinâmica continua valendo ao denunciar o contato.

Como denunciar mensagens específicas?

Para fazer a denúncia de mensagens específicas é preciso apertar e segurar sobre um conteúdo na conversa e apertar o botão “denunciar”.

No iPhone, essa opção aparece sobre a mensagem. Nos celulares Android, ela fica em um menu na parte de cima da tela.

As atualizações de aplicativos costumam ser liberadas aos poucos, então é possível que a novidade demore alguns dias para aparecer para todos.

Ao denunciar uma mensagem, o contato que está sendo denunciado não é notificado, segundo o WhatsApp.

3 – Enviar mensagens temporárias que somem após 7 dias

As mensagens temporárias também são um truque do WhatsApp de 2020, quando a função foi lançada. É útil na hora de liberar o espaço de armazenamento ocupado pelo app no celular. A função deve ser habilitada em cada conversa individualmente e exclui todas as mensagens de forma automática após sete dias.

O recurso também exclui o conteúdo de mídia recebido na conversa, incluindo fotos, áudios e vídeos. No entanto, se o arquivo tiver sido baixado no celular, o WhatsApp não é capaz de excluir as mídias da galeria do smartphone. Para ativar o recurso em um chat do mensageiro, toque sobre a conversa e, em seguida, toque no nome do contato. Depois toque sobre “Mensagens temporárias” e ative a função. A partir de agora, todas as mensagens trocadas na conversa desaparecerão automaticamente após sete dias.

4 – Gerenciar armazenamento

Para poupar espaço no armazenamento interno do seu celular, existe uma ferramenta que permite você analisar arquivos grandes (maior que 5 MB) e encaminhados com frequência.

Para isso vá em Configurações, Armazenamento e dados, Gerenciar armazenamento. Lá terá a opção para analisar e apagar itens encaminhados com frequência e maiores que 5 MB.

5 – Fixar uma conversa

Algo muito útil é a opção de fixar conversar no topo. Isso ajuda muito para marcar uma conversa que não pode ser esquecida, ou algum contato importante. Dessa forma eles sempre ficarão no início das conversas. É permitido fixar até 3 concersas.

Veja mais Dicas e Truques de WhatsApp Aqui.

Por Alexandre Cordeiro

Editor e criador do blog TecnoUp, sou formado em Processamento de Dados e em Sistemas de Informação. Atuo profissionalmente na área de tecnologia desde 1999.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇