WhatsApp terá novos termos de serviço e política. O que muda?
O WhatsApp terá novos termos de serviço e política e se você ainda não aceitou, é bem provável que você esteja recebendo avisos de temos em tempos pedindo o aceite. No começo do ano o Facebook, empresa que é proprietária do WhatsApp, causou uma enorme polêmica ao exigir que os usuários do WhatsApp aceitassem as…
O WhatsApp terá novos termos de serviço e política e se você ainda não aceitou, é bem provável que você esteja recebendo avisos de temos em tempos pedindo o aceite.
No começo do ano o Facebook, empresa que é proprietária do WhatsApp, causou uma enorme polêmica ao exigir que os usuários do WhatsApp aceitassem as suas novas políticas de uso. Muitas pessoas ficaram preocupadas com a privacidade e com isso aplicativos como Telegram e Signal acabaram ficando mais populares.
O que vai mudar com os novos termos do WhatsApp?
O que basicamente foi informado no site oficial do WhatsApp, é que os Termos de Serviço e Política de Privacidade serão atualizados apenas para conversas com empresas. Ou seja, as suas conversas com pessoas físicas (amigos ou parentes) continuarão privadas com criptografia ponta a ponta e o Facebook e nenhuma outra empresa terão acesso as suas conversas. Apenas você e a pessoa que receberá a mensagem terão o acesso.
Agora quando você conversar com alguma conta jurídica, ou seja, empresas. Aí a coisa muda. Suas conversas por WhatsApp com qualquer empresa como por exemplo farmácias, panificadoras, agências de turismo, lojas em geral etc, serão coletadas pelo Facebook.
Nos termos o Facebook não deixa claro o que fará com essas informações, mas sabemos que isso será usado para marketing. Ou seja, provavelmente quando você conversar com algumas empresa sobre um determinado assunto, você será bombardeado de banners e publicidades relacionadas ao seu interesse. Isso já acontece com empresas como Google e o próprio Facebook, mas era algo que ainda não acontecia com o WhatsApp.
A partir do dia 15 de maio de 2021 você será obrigado a aceitar esses termos para continuar usando o serviço de mensagens do WhatsApp, e provavelmente a partir dessa data começará a receber publicidade no aplicativo. Pelo menos esse é o meu palpite.
O que vai acontecer se eu não aceitar os novos termos do WhatsApp?
Sim, o WhatsApp terá novos termos e isso praticamente é algo sem volta. Mas o que acontecerá quando os Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados entrarem em vigor e eu não aceitar?
Basicamente o que vai acontecer se você não aceitar, é que você também não poderá mais utilizar os serviços do WhatsApp. Pelo menos isso é o que o Facebook deixou claro no site oficial do WhatsApp.
Existe privacidade no WhatsApp?
Lamento dizer, mas hoje em dia não temos mais privacidade aplicativo nenhum. As empresas sérias que oferecem serviços gratuitos precisam ter lucro e na maioria das vezes isso acontece com publicidade. Afinal de contas sempre foi assim, nos primórdios com os jornais impressos, revistas e especialmente nas emissoras de TV. Porque será que temos propagandas quando assistimos uma série, filme, novela? É dessa forma que esses veículos geralmente ganham dinheiro.
Com a internet, as propagandas são mais direcionadas com os seus interesses e por isso que eles irão coletar as suas conversas com empresas.
A privacidade que o Facebook garante para o WhatsApp é apenas na conversa entre pessoa física. Entenda melhor assistindo o vídeo abaixo.