Celular usado: Quais cuidados tomar antes da venda? Android
Você comprou um novo smartphone e pretende vender o seu antigo? Saiba que é bom tomar alguns cuidados antes de vender um celular que já foi usado. Afinal, o seu antigo aparelho contém muitas informações sobre você. Nesse artigo as dicas serão para usuários de celulares Android, porém algumas também valerão para quem usa iPhone….
Você comprou um novo smartphone e pretende vender o seu antigo? Saiba que é bom tomar alguns cuidados antes de vender um celular que já foi usado. Afinal, o seu antigo aparelho contém muitas informações sobre você.
Nesse artigo as dicas serão para usuários de celulares Android, porém algumas também valerão para quem usa iPhone. Algumas dicas parecem obvias para muitas pessoas, mas acreditem, na hora da venda você terá muita chance de esquecer algumas coisa. Por isso, irei citar algumas coisas do que fazer antes de vender um celular usado.
Se possível compre um celular novo antes de vender o seu antigo
Claro que muitas vezes você precisará vender o seu celular antigo para ter o dinheiro pra comprar o novo. Mas se possível, não faça isso.
É muito mais fácil fazer a transferência dos arquivos de um celular antigo para o novo através de cabo, Bluetooth ou Wi-Fi. Sem falar que é bom ficar uns dias usando o novo celular para ver se não sentirá falta de algo que estava no smartphone antigo, como por exemplo aplicativos de banco, backup do WhatsApp e uma infinidade de outras coisas.
Caso você venda o celular antes de comprar o novo, será necessário fazer todo o backup para um computador, o que pode ser mais trabalhoso e que terá muita chance de acabar faltando algo.
Verifique o Backup do Google para celulares Android
Antes de configurar o seu novo celular, verifique se o celular antigo está com o backup do Google Drive ativado. Com isso, quando você for configurar o seu novo celular o próprio Android fará a transferência dos arquivos, fotos, aplicativos, contatos, mensagens de WhatsApp, mensagens de texto SMS, histórico de chamadas e configurações do dispositivo, tornando o processo muito mais tranquilo.
Para fazer isso entre nas configurações do seu antigo celular e pesquise por Backup.
Remova o cartão SIM e SD ou MicroSD
Isso é uma coisa bastante obvia, mas caso você tenha dois chips é possível que acabe esquecendo algum deles dentro do aparelho. Claro que se você já tiver feito todo o processo de transferência para o novo celular, você já deve ter transferido os cartões.
Mas esquecer, é algo comum para pessoas que resolvem vender um celular antes de comprar o novo e fazer a transferência.
Criptografia dos dados
Para que você tenha o máximo de segurança e evite que o novo proprietário resolva recuperar os seus dados, recomendo que faça a criptografia dos dados. Dessa forma a recuperação através de softwares especializados para restauração de arquivos será dificultada.
A opção de criptografia dos telefones Android geralmente fica em Configurações, Segurança, Privacidade. Você também pode entrar em configurações e digitar na pesquisa “Criptografia”.
Notei que nos celulares que tenho atualmente (Motorola Moto G100 e Xiaomi Redmi Note 7) a criptografia já estava ativada. Creio que esse processo seja indicado apenas para celulares mais antigos. Pelo que pesquisei, esse processo demora mais de uma hora e não é possível desfazer, exceto se realizar uma redefinição para as configurações de fábrica. O processo também deixa o smartphone um pouco mais lento.
Restaure as configurações originais do celular (Redefinição de fábrica)
Depois que você estiver seguro(a) de que tudo já foi transferido e ajustando no seu novo celular, chegou a hora de fazer uma “formatação” em seu smartphone antigo. Com isso todos os dados serão apagados e o aparelho ficará pronto para que o novo dono faça as configurações.
Para fazer isso, vá em Configurações e busque por Redefinição de fábrica, Redefinir dados, Apagar todos os dados ou algo do tipo. Nos Android’s com sistema “mais puro”, essa opção geralmente fica em Configurações, Sistema, Opções de redefinição.
Remova o celular antigo da sua conta do Google
Agora não tem mais porque ficar com o seu antigo dispositivo atrelado a sua conta do Google. Para isso acesse google.com/devices e remova o seu antigo celular dos dispositivos conectados.
Venda com todos os acessórios originais
Algo muito importante para agregar valor na venda é entregar o celular com todos os acessórios originais (carregador, fone, capinha, manual, caixa original, extrator de chip). Fazendo isso você mostra para o comprador que o seu produto é muito bem cuidado e está em perfeitas condições. Afinal de contas quem é que não daria preferência para um aparelho assim?
Faça uma higienização no celular
Assim como é bem provável que você não gostaria de comprar um celular sujo, é bem provável que o comprador também não. Ainda mais smartphones que são aparelhos manuseados diariamente e naturalmente ficam engordurados.
Para isso você pode fazer uma limpeza utilizando produtos adequados. Tome cuidado para não riscar a tela ou o corpo do aparelho com algum pano sujo. Uma dica é usando flanela de microfibra é um produto limpa telas. Dá uma conferida nesse vídeo.
Cuidados durante o processo de venda
Para fazer o anúncio, tire boas fotos do celular. Mostre o máximo possível de detalhes e não esconda nada. Se tiver algum risco, por menor que seja, deixe isso claro para o comprador. Também fale sobre a questão de funcionamento se está tudo ok ou algum reparo que foi feito, como por exemplo troca de tela, saúde da bateria etc.
Na hora de anunciar o seu antigo celular, é preciso ter muito cuidado para não cair em nenhuma armadilha. Durante o anúncio, seguem alguns cuidados:
- Jamais forneça o endereço da sua residência
- Não vá sozinho(a) para encontros à noite em lugares remotos. Marque em algum lugar público, como por exemplo um shopping
- Não passe seu e-mail/senha caso o cliente te ligue depois falando que precisa desbloquear o aparelho
- Nunca passe código de segurança de WhatsApp, cartões de banco
- Prefira meios de pagamento instantâneo com por exemplo PIX, dinheiro. Ou use algum serviço de intermediação, como por exemplo Mercado Pago do Mercado Livre.
Tem mais alguma dica?
Coloquei aqui várias dicas que eu acho importante ficar atento antes de vender um celular usado. Claro que posso ter esquecido de algum detalhe importe. Caso você tenha alguma dica, por favor, colabore deixando-a nos comentários abaixo.
Se você ainda não conhecia o TecnoUp, já se inscreva em nosso canal do YouTube e nos siga em nossas redes sociais. Obrigado e até a próxima!