Stream Deck: Faça você mesmo com Deckboard!

Se você costuma fazer lives com OBS ou Streamlabs é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o famoso Elgato Stream Deck.

Se você costuma fazer lives com OBS ou Streamlabs é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o famoso Elgato Stream Deck. O Stream Deck é um painel de controle que facilita a transição de cenas e também é possível configurar a ativação de controles em simples botões.

Mas em compensação, um Stream Deck custa muito caro, pelo menos se tratando de Brasil.

Modelos de Stream Deck com 15 teclas atualmente custam em torno de R$1.800 aqui no Brasil - Foto: Divulgação Elgato
Modelos de Stream Deck com 15 teclas atualmente custam em torno de R$1.800 aqui no Brasil – Foto: Divulgação Elgato

Mas para a nossa sorte, existe o Deckboard, que é um aplicativo que transforma o seu celular ou tablet Android em um Stremdeck totalmente funcional e grátis.

Configurando o Deckboard no Streamlabs OBS

Para configurar o Deckboard, o procedimento é relativamente simples. No exemplo, vou mostrar a configuração para uso no Streamlabs OBS. Para configurar no OBS Studio o procedimento também é simples, mas é necessário instalar um plugin. Se quiser configurar no OBS Studio, clique aqui.

Primeiro passo: Instalar o Deckboard no Windows ou Linux. Ele está disponível para download no site https://deckboard.app.

Segundo passo: Instale o App Deckboard do Riva Farabi no celular/tablet Android através da loja Play Store.

Terceiro passo: Conecte o App do celular com o Deckboard do PC. Você pode conectar via USB ou WLan. Eu indico a conexão por WiFi, pois além de ficar sem fio funciona extremamente rápido, pelo menos com os testes que eu fiz até o momento não tive problemas. Para conectar por WiFi, basta digitar no App o IP fornecido pelo Deckboard no seu PC. Veja como fazer no vídeo abaixo a partir do minuto 6:36.

Veja como fazer a conexão do Deckboard entre o celular e PC usando a rede WiFi

Quarto passo: Coloque parâmetro –adv-settings no atalho do Streamlabs

Como colocar o atalho o parâmetro no atalho do Streamlabs OBS

Quinto passo: No Streamlabs, vá em Configurações > Desenvolvedor, copie a chave Token do API e marque Habilitado e Permitir Conexões remotas em Websockets. Certifique-se de ter salvado as opções quando terminar.

Como copiar as configurações do Streamlabs

Sexto passo: No app Deckboard que foi instalado no Windows, vá em Settings, cole a chave API Token e deixe a mesma numeração de porta que estava configurado no Streamlabs. Nesse caso, a porta 59650.

Como colar as configurações do Deckboard

Pronto, a configuração entre o Deckboard e o Streamlabs OBS já está feita. Agora é só você configurar as cenas, macros e atalhos para os seus programas favoritos.

Exemplo de configuração de atalho no Deckboard para cenas no Streamlabs OBS
Exemplo de configuração de atalho no Deckboard para cenas no Streamlabs OBS

Gostou da solução grátis para ter um Stream Deck?

E aí, conseguiu configurar o seu Deckboard corretamente? Diga para mim o que achou dessa solução e se ela supre toda a necessidade de ter um Stream Deck da Elgato. Há, se você faz transmissões, é possível que você se interesse pela dica de como transformar o seu celular em uma Webcam. Dá uma olhada aqui. Até mais 😉

Leia também