Stream Deck: Faça você mesmo com Deckboard!
Se você costuma fazer lives com OBS ou Streamlabs é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o famoso Elgato Stream Deck.
Se você costuma fazer lives com OBS ou Streamlabs é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o famoso Elgato Stream Deck. O Stream Deck é um painel de controle que facilita a transição de cenas e também é possível configurar a ativação de controles em simples botões.
Mas em compensação, um Stream Deck custa muito caro, pelo menos se tratando de Brasil.
Mas para a nossa sorte, existe o Deckboard, que é um aplicativo que transforma o seu celular ou tablet Android em um Stremdeck totalmente funcional e grátis.
Configurando o Deckboard no Streamlabs OBS
Para configurar o Deckboard, o procedimento é relativamente simples. No exemplo, vou mostrar a configuração para uso no Streamlabs OBS. Para configurar no OBS Studio o procedimento também é simples, mas é necessário instalar um plugin. Se quiser configurar no OBS Studio, clique aqui.
Primeiro passo: Instalar o Deckboard no Windows ou Linux. Ele está disponível para download no site https://deckboard.app.
Segundo passo: Instale o App Deckboard do Riva Farabi no celular/tablet Android através da loja Play Store.
Terceiro passo: Conecte o App do celular com o Deckboard do PC. Você pode conectar via USB ou WLan. Eu indico a conexão por WiFi, pois além de ficar sem fio funciona extremamente rápido, pelo menos com os testes que eu fiz até o momento não tive problemas. Para conectar por WiFi, basta digitar no App o IP fornecido pelo Deckboard no seu PC. Veja como fazer no vídeo abaixo a partir do minuto 6:36.
Quarto passo: Coloque parâmetro –adv-settings no atalho do Streamlabs
Quinto passo: No Streamlabs, vá em Configurações > Desenvolvedor, copie a chave Token do API e marque Habilitado e Permitir Conexões remotas em Websockets. Certifique-se de ter salvado as opções quando terminar.
Sexto passo: No app Deckboard que foi instalado no Windows, vá em Settings, cole a chave API Token e deixe a mesma numeração de porta que estava configurado no Streamlabs. Nesse caso, a porta 59650.
Pronto, a configuração entre o Deckboard e o Streamlabs OBS já está feita. Agora é só você configurar as cenas, macros e atalhos para os seus programas favoritos.
Gostou da solução grátis para ter um Stream Deck?
E aí, conseguiu configurar o seu Deckboard corretamente? Diga para mim o que achou dessa solução e se ela supre toda a necessidade de ter um Stream Deck da Elgato. Há, se você faz transmissões, é possível que você se interesse pela dica de como transformar o seu celular em uma Webcam. Dá uma olhada aqui. Até mais 😉