fonte 80 plus

Selo 80 Plus: para que serve essa certificação?

Na hora da compra de um computador, existem muitos detalhes, e nem sempre damos atenção para todos os hardwares envolvidos. Uma das peças que muitas pessoas não dão importância é a fonte de alimentação. Mas não se engane, pois ela também é uma peça muito importante para o sucesso de todo o conjunto. Por isso…

Na hora da compra de um computador, existem muitos detalhes, e nem sempre damos atenção para todos os hardwares envolvidos. Uma das peças que muitas pessoas não dão importância é a fonte de alimentação. Mas não se engane, pois ela também é uma peça muito importante para o sucesso de todo o conjunto. Por isso fique atento se ela tem o selo 80 Plus.

A fonte de alimentação é um item bastante importante e um pouco confuso, pois muitas fabricantes destacam apenas a capacidade do produto. Geralmente as fontes de alimentação genéricas não são muito confiáveis e podem facilmente causar algum problema no restante dos hardwares do seu computador, e até mesmo consomem muito mais energia da sua casa.

Fontes genéricas são confiáveis?

Não é muito difícil encontrar modelos de fontes genéricas que prometem 500 watts de potência e custam poucos reais. Essas certamente estão violando todas as leis da física, eletrônica e são responsáveis por muitas explosões (literalmente) de computadores.

Exemplo de fonte de alimentação genérica
Exemplo de fonte de alimentação genérica

80 Plus é um programa de certificação voluntária de eficiência de energia de fontes de alimentação para computadores.

Criado em 2004 pela Ecos Consulting, ela certifica produtos que tem mais que oitenta porcento de eficiência energética com 20%, 50% e 100% de carga de uso (também em 10% na certificação 80 Plus Titanium), e um fator de potência de 0,9 ou mais com 100% de carga de uso. Essas fontes certificadas desperdiçam menos de 20% de energia elétrica na forma de calor nos níveis de uso referidos anteriormente, reduzindo o desperdício de energia e a conta de luz, quando comparadas à fontes sem a certificação.

Fonte: Wikipédia

Para separar as fontes genéricas das que realmente fazem um bom serviço, os principais fabricantes submetem seus produtos aos testes do programa Energy Star para conseguir o selo 80 Plus, e assim garantir que o consumidor contará com um modelo com vários certificados de segurança contra variações na rede elétrica, que a fonte realmente entregará a potência anunciada e terá uma boa durabilidade.

Mas afinal, qual a importência do selo 80 Plus?

Até o momento, existem 6 diferentes tipos de selo 80 Plus, sendo eles o 80 Plus, 80 Plus Bronze, 80 Plus Silver, 80 Plus Gold, 80 Plus Platinum e 80 Plus Titanium.

Veja também: Comprando um PC Gamer

Os níveis de certificação se dividem conforme o nível de eficiência energética. A eficiência é a conversão de quanto a fonte precisa puxar da energia elétrica para entregar a potência exigida pela máquina. Por exemplo, para entregar 100 watts de energia, uma fonte precisa puxar 125 watts da tomada com uma eficiência de 80%.

Eficiência a 20%Eficiência a 50%Eficiência a 100%
80 Plus80%80%80%
80 Plus Bronze82%85%82%
80 Plus Silver85%88%85%
80 Plus Gold87%90%87%
80 Plus Platinum90%92%89%
80 Plus Titanium92%94%90%
Tabela de eficiência energética dos selos 80 Plus a 115 V interno não redundante – Fonte: Wikipédia

O que concluímos com a importância de uma fonte de qualidade

Uma boa conclusão com tudo isso, é que não adianta termos um computador com um processador econômico ou configuramos o PC para economizar energia se a fonte de alimentação usa uma quantidade extra de energia para alimentar todo o conjunto. Você pode até economizar no momento da compra de uma fonte barata, mas a longo prazo gastará mais em energia elétrica e terá riscos consideráveis com todo o hardware do seu computador.

Exemplo de fonte com selo 80 Plus
Exemplo de fonte com selo 80 Plus

A nossa dica para a compra de uma fonte de qualidade é

Antes de comprar qualquer fonte de alimentação, pesquise se ela tem pelo menos algum tipo de certificação 80 Plus. Dependendo do uso, você não precisa comprar uma com a certificação Titanium, mas se você comprar com a Bronze, já estará de bom tamanho. Também evite comprar fontes de marcar não conceituadas.

Assista também o nosso vídeo com dicas para comprar um PC Gamer.

E aí, o que você acha sobre isso? Acha que não vale a pena comprar uma fonte com certificação? Deixe o seu comentário.

Leia também