Categorias
Dicas/Tutoriais DIY/Maker

Como limpar PC da forma certa

Na semana passada, meu SSD M.2 acabou queimando novamente e parou de funcionar depois de eu fazer uma atualização de BIOS no meu computador.

Acredito que tenha sido apenas coincidência, mas é a segunda vez que acontece, o que é frustrante, pois é essencial para o funcionamento do meu computador. Tive que comprar um novo SSD e fazer toda a instalação no meu PC. Vou compartilhar essa experiência no próximo vídeo.

Nesse período que meu computador ficou parado, resolvi aproveitar para fazer uma limpeza completa. Desde que comprei o computador em 2020, não tinha feito uma limpeza adequada, e ele estava repleto de poeira, especialmente nas hélices da ventoinha. No vídeo de hoje, vou mostrar a vocês como fazer uma limpeza correta do seu PC.

Assista o vídeo para ver na prática como fiz a limpeza do PC

Antes de começar a limpeza, é recomendado usar um kit de limpeza antiestático, que inclui pincel, luvas e pulseira antiestática para evitar danos aos componentes do computador. Caso não tenha o kit, uma técnica segura é tocar na fonte do computador para liberar a energia estática e, em seguida, pressionar o botão power por 5 segundos. Para espelir o pó do computador, o ideial é usar um compressor de ar para limpar o interior do PC. Se não tiver um compressor, pode utilizar um secador de cabelo no modo frio ou um aspirador de pó que tenha a opção inversa de soprar o ar.

Remova as telinhas de proteção do gabinete, caso ele tenha, e limpe-as com ar comprimido. Em seguida, use um pincel limpo para remover o pó mais grosso. Tome cuidado para não tocar nos contatos da placa-mãe, pois o pincel comum pode gerar estática e danificar os componentes. Use um pincel antiestático adequado para essa tarefa.

Para limpar as hélices do cooler do processador, eu optei por não desmontar, pois é um procedimento mais complexo. Utilizei um paninho umedecido com água para fazer a limpeza e também limpei a parte externa do gabinete.

A parte mais chata foi limpar as hélices da ventoinha, pois são pequenas e de difícil acesso. No entanto, o uso de um paninho umedecido com água e um hashi de sushi foi bastante eficiente (veja no vídeo).

Depois de limpar todas as partes, se o gabinete tiver filtros, lave-os com água corrente e deixe secar.

No final, a limpeza deixou meu computador praticamente novo, e agora vou gravar um próximo vídeo mostrando como instalei o novo SSD para evitar futuros problemas.

Lembre-se de fazer a limpeza do computador em um ambiente externo para evitar sujeira dentro de casa. E sempre utilize técnicas seguras para proteger os componentes do seu PC.

Espero que essas dicas ajudem você a fazer a limpeza correta do seu computador. Até mais e tchau-tchau!

Por Alexandre Cordeiro

Editor e criador do blog TecnoUp, sou formado em Processamento de Dados e em Sistemas de Informação. Atuo profissionalmente na área de tecnologia desde 1999.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇