|

O que Elon Musk esconde de nós sobre o ChatGPT ? IA são um risco para a humanidade?

Elon Musk é conhecido por ser um defensor ativo da conscientização e regulamentação em relação à inteligência artificial (IA). Ele expressou preocupação sobre o potencial da IA em superar a inteligência humana e causar danos irreversíveis à sociedade. Musk acredita que, se a IA for desenvolvida sem um cuidadoso controle e regulação, poderá se tornar…

Elon Musk é conhecido por ser um defensor ativo da conscientização e regulamentação em relação à inteligência artificial (IA). Ele expressou preocupação sobre o potencial da IA em superar a inteligência humana e causar danos irreversíveis à sociedade.

A Inteligência artificial é um risco para a humanidade? Foto: Elon Musk Wikpédia

Musk acredita que, se a IA for desenvolvida sem um cuidadoso controle e regulação, poderá se tornar uma ameaça à existência humana. Ele alerta que, uma vez que a IA alcance um certo nível de inteligência, ela poderá se tornar incontrolável e até mesmo considerar a humanidade como uma ameaça.

Musk também tem alertado sobre o potencial da IA ser usada como uma ferramenta para causar danos deliberados, como ataques cibernéticos, desinformação, espionagem e guerras virtuais. Ele acredita que a IA pode ser usada por governos e empresas com interesses próprios, em vez de ser usada para o benefício da sociedade como um todo.

No geral, a posição de Elon Musk em relação à IA é que ela pode ser uma tecnologia transformadora e benéfica, mas é importante que a comunidade global trabalhe juntos para garantir que ela seja desenvolvida de forma segura e responsável.

Quem me deu essa informação que vocês acabaram de ler foi nada mais nada menos que a própria inteligência artificial ChatGPT, quando perguntei: 

“Por que Elon Musk diz que a Inteligência Artificial é um grande risco para à civilização?”

Mas o que Elon Musk esconde de nós sobre o ChatGPT?

Será que ele sabe de algo terrível sobre o futuro da humanidade que ainda ninguém faz ideia?

Elon Musk é conhecido por toda sua expertise em criar e comprar empresas. Não é à toa que ele já foi considerado o homem mais rico do mundo. Mas ainda possui US$ 137 bilhões – o que ainda lhe confere o posto de segundo mais rico do planeta. Os dados são do ranking diário de bilionários da Bloomberg, e a atualização é feita sempre após o fechamento da Bolsa de Nova York.

No caso de Musk, o cenário de aperto macroeconômico, piorado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, ajuda a explicar parte da perda do patrimônio. Outra tem a ver com a polêmica operação de compra do Twitter que lhe rendeu fortes prejuízos.

Mas o que será que leva Elon Musk a ter tanta preocupação com o futuro das inteligências artificiais? Por que Elon Musk deixou a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT a qual ele cofundou em 2015? Resolvi fazer mais essa pergunta para o ChatGPT:

Alexandre: Por que o Elon Musk deixou a OpenAI?

ChatGPT: Elon Musk deixou a OpenAI em 2018, citando conflitos de interesse com sua empresa de inteligência artificial, a Tesla. A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos que trabalha no desenvolvimento de inteligência artificial segura e benéfica, e Musk foi um dos co-fundadores da organização em 2015.

Musk decidiu sair da OpenAI porque sua empresa Tesla estava desenvolvendo tecnologias de IA para seus veículos autônomos e ele sentiu que sua participação na OpenAI poderia ser vista como um conflito de interesses. Na época, ele afirmou que sua participação na OpenAI era “pouco significativa” e que ele deixaria o conselho para evitar qualquer conflito futuro. Embora ele tenha deixado o conselho da OpenAI, Musk continuou a expressar preocupações sobre os riscos potenciais da IA e a necessidade de uma regulamentação mais forte. Ele também criou a Neuralink, uma empresa de neurotecnologia que trabalha no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para melhorar a conexão entre humanos e máquinas.

Atritos entre Musk e sócios da OpenAI

Desde o começo do projeto, no entanto, os fundadores diziam ter consciência dos riscos do mau uso da inteligência artificial. Na época, Musk expressou que a “IA era a maior ameaça existencial para a humanidade”. A OpenAI também escreveu em seu comunicado de fundação:

“É difícil imaginar o quanto a IA de nível humano poderia beneficiar a sociedade, e é igualmente difícil imaginar o quanto ela poderia prejudicar a sociedade se construída ou usada incorretamente”

Musk continuou a alfinetar a OpenAI nos anos seguintes. Em 2020 disse em seu perfil no Twitter que sua confiança na empresa “não era alta” quando se tratava de segurança. “A OpenAI deveria ser mais aberta”.

Recentemente Elon Musk disse que interrompeu o acesso da OpenAI ao banco de dados do Twitter e criticou a parceria da empresa com a Microsoft.

A OpenAI foi criada como uma empresa de código aberto (é por isso que a chamei de IA “aberta”), sem fins lucrativos, para servir de contrapeso ao Google, mas agora se tornou uma empresa de código fechado e lucro máximo efetivamente controlada pela Microsoft. Não é o que eu pretendia. – Disse Elon Musk em sua conta no Twitter.

As IA’s vão dominar a humanidade?

Confesso que toda essa preocupação com o futuro do ChatGPT e das inteligências artificiais por um dos homens mais influentes do mundo, é algo que também me deixa preocupado.

Será que Elon Musk tem razão sobre a possibilidade de as IA serem uma futura ameaça para nós? Ou ele apenas quer chamar atenção?  

Você acredita que daqui uns anos seremos escravos da IA’s e que a nossa espécie está ameaçada. Deixe nos comentários a sua opinião sobre isso.

- Créditos
Roteiro: Alexandre Cordeiro
Edição e narração: Alexandre Cordeiro
Voz Neural:  Clipchamp
Imagens: Pexels e Pixabay 
Thumbnail: Canva e foto Elon Musk Wikipédia 
Informações: Revista PEGN, Infomoney, ChatGPT e Twitter Elon Musk
Músicas: Biblioteca de áudio do YouTube

Leia também