Sample Rate ou Taxa de Amostragem.. Afinal o que é isso ?
Qual a importância dada à linguagem sonora em uma peça audiovisual? Grande parte da população jamais parou para pensar nessa questão. Qualquer pessoa que assista uma peça audiovisual com a imagem excelente e áudio de qualidade ruim, não vai suportar até o fim. Já no caso inverso, com imagem ruim e áudio excelente, é possível…
Qual a importância dada à linguagem sonora em uma peça audiovisual? Grande parte da população jamais parou para pensar nessa questão.
Qualquer pessoa que assista uma peça audiovisual com a imagem excelente e áudio de qualidade ruim, não vai suportar até o fim.
Já no caso inverso, com imagem ruim e áudio excelente, é possível que assista até o fim, e ainda tire bom proveito.
O áudio é uma das partes mais importantes de um evento. Se ele estiver com ruído ou barulho externo, a possibilidade de prejudicar a mensagem que se quer passar é alta. Por isso, é necessário investir em equipamentos e profissionais qualificados capazes de operá-los para obter um resultado final melhor.
Acima você pode ver uma onda sonora analógica (verde) e a sua representação digital (blocos azuis) em dois diferentes sampling rates: 44.1 kHz e 96 kHz.
Note que quanto maior o número de amostras (eixo horizontal), mais fiel torna-se a “imagem” da onda e a sua representação. Por esse motivo, o Sample Rate também é conhecido como Resolução sonora (Resolution).
A regra básica é para que não tenhamos perda na qualidade de conversão, a taxa deve ser no mínimo o dobro da frequência mais alta que podemos ouvir/perceber (20.000 Hz). Essa relação entre o limite da audição humana e o dobro de taxa de amostragem é expressa pelo teorema de nyquist.
Quando o som é digitalizado, o primeiro passo é feito pelo filtro AAF (Anti Aliasing Filter), esse filtro é responsável por manter a integridade do áudio que está sendo captado e convertido de analógico para o digital. Quanto maior for o sample rate, mais suavemente o filtro AAF irá atuar e maior será a quantidade de amostras registradas por segundo.
Ok, mas se o ouvido humano é perceptível a frequências de 20Hz a 20.000 Hz, por que devo gravar em taxas maiores que 44.100 Hz?
A resposta é que o som carrega harmônicos, esses harmônicos são múltiplos da frequência fundamental, logo quanto mais harmônicos mais abundante será nosso espectro audível.
Quando o assunto é audiovisual, padronizou-se que os equipamentos de vídeo na grande maioria trabalhem em 48.000 Hz, já que essas amostras permitem o casamento perfeito entre os fps (frames por segundo) expressos em 29.97 (NTSC) e também 24, 25 e 30 frames. Já quando o assunto é o CD, utilizamos convencionalmente 44.100 Hz de sample rate.
Como opcional o Smart Recorder ainda oferece a taxa de 96.000 Hz, sua captação será muito mais rica em harmônicos, mas vale lembrar que quanto maior o sample rate, maior será o tamanho final do arquivo. Você também deve levar em conta as características do seu microfone para saber qual o sample rate correto para configurar.
Enfim, a grande sacada é saber qual será a utilização do arquivo captado. Não tem problema algum você registar esse áudio em taxas mais baixas, desde que a forma como ele será finalizado na pós produção seja compatível.
Com informações de Saramonic