Daedalus Flight Pack – “MACACÃO a JATO” que pode voar até montanhas
O Daedalus Flight Pack é um traje a jato capaz que permite uma pessoa voar, pairar e fazer saltos motorizados. Foi desenvolvido pelo inventor britânico, Richard Browning, um atleta e Reservista da Marinha Real. O Daedalus é diferente de outros pacotes de vôo portáteis tripulados, pois usa jatos adicionais presos às mãos. Estes permitem que…
O Daedalus Flight Pack é um traje a jato capaz que permite uma pessoa voar, pairar e fazer saltos motorizados. Foi desenvolvido pelo inventor britânico, Richard Browning, um atleta e Reservista da Marinha Real.
O Daedalus é diferente de outros pacotes de vôo portáteis tripulados, pois usa jatos adicionais presos às mãos. Estes permitem que ele seja direcionado movendo os braços.
O traje a jato que Browning desenvolveu foi chamado de Daedalus Suit, um nome escolhido pelo filho de Browning quando ele tinha oito anos, em referência ao Daedalus da mitologia grega, embora a partir de 2022 o nome não seja usado no site da empresa.
Richard Browning começou a trabalhar no projeto no ano de 2016. O traje foi comparado ao personagem de quadrinhos Homem de Ferro. Browning formou sua própria empresa, Gravity, e usou seu próprio financiamento para o trabalho de desenvolvimento. O primeiro voo de teste publicado foi revelado na conferência TED de 2017 em Vancouver. Browning experimentou diferentes números, configurações e conjuntos de jatos, com vários graus de sucesso, antes de chegar à sua configuração atual. Embora o financiamento inicial tenha vindo do próprio Browning, desde o sucesso do projeto, ele recebeu apoio promocional da empresa de bebidas energéticas Red Bull.
Em setembro de 2020, foi relatado que o serviço Great North Air Ambulance estava considerando usar este traje a jato para permitir que os paramédicos alcançassem vítimas no montanhoso Lake District. Em março de 2022, o diretor operacional da GNAA, Andy Mawson, havia sido treinado para voar e o serviço espera começar a usar trajes a jato no verão de 2022.
Os jatos e o powerpack são fixados ao usuário com armações de metal. O tempo de voo máximo atual é de cerca de 10 minutos, e o sistema usa cinco turbinas de microgás e pode atingir o voo completo. O custo inicial projetado para compra é de US$ 250.000, embora essa projeção deva cair após a produção total. O pacote de vôo pode atingir altitudes de 2.000 pés (610 m), embora seu uso normal previsto seria viajar a apenas três ou quatro metros acima do solo.
Browning diz sobre a tecnologia: “Nossa missão é construir uma empresa de tecnologia inspiradora, reimaginando o futuro do voo humano e a inovação aeronáutica pioneira”. O pacote de voo incorpora um display heads-upque exibe para o usuário informações operacionais, incluindo velocidade máxima, combustível restante, etc.
O sistema tem uma potência de 1.050 cv (780 kW) a partir de cinco turbinas a 120.000 rpm, duas em cada braço e uma na parte traseira. A unidade pesa 27 kg e tem um tempo de voo de 5 a 10 minutos, com um recorde atual de velocidade de 85 mph (137 km/h; 74 kn).
A Gravity, empresa de Browning que produz o pacote de voo, disse que exigirá que o usuário seja examinado antes do uso. O Daedalus Flight Pack quebrou um recorde de velocidade para um pacote de vôo, concedido pelo Guinness Book of Records . O YouTuber Colin Furze – famoso por suas invenções malucas, projetos e interpretações funcionais de adereços de filmes, gadgets de videogame e outros dispositivos fictícios, teve a oportunidade de aprender a pilotar o Gravity Flight Pack. Ele fez um vídeo onde mostrou o processo de aprender a pilotar a mochila, então amarrou um hoverboard do filme Back to The Future Part II em seus pés para que ele pudesse e fez o voo.
Com informações de Wikipédia