Memória RAM virtual no celular Android é realmente útil?
Recentemente recebemos o Android 12 com One UI 4.0 em celulares da Samsung, como por exemplo no aclamado S20 FE Snapdragon e com isso apareceu a memória virtual RAM Plus. Mas a memória RAM virtual já apareceu em smartphones de várias outras marcas, não sendo exclusividade da Samsung. Celulares da Motorola, Xiaomi e outras já…
Recentemente recebemos o Android 12 com One UI 4.0 em celulares da Samsung, como por exemplo no aclamado S20 FE Snapdragon e com isso apareceu a memória virtual RAM Plus.
Mas a memória RAM virtual já apareceu em smartphones de várias outras marcas, não sendo exclusividade da Samsung. Celulares da Motorola, Xiaomi e outras já trazem o recurso.
A RAM é uma das partes de hardware mais importantes quando em computadores, dispositivos móveis e até mesmo pequenos dispositivos IoT. Com sua presença universal na tecnologia mais recente, a RAM é muitas vezes referida como ‘Quanto mais, melhor’. Tão fácil quanto atualizar a RAM em seu PC ou notebook adicionando um novo pente, esse privilégio não é praticamente possível em smartphones, pois a RAM é parte do SoC (System on Chip). Para superar isso, os fabricantes de smartphones “emprestaram” a tecnologia Virtual RAM do ecossistema do PC para dispositivos Android.
Como funciona a RAM virtual no Android?
Vamos dar um exemplo. Você tem um celular Android com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Com o recurso de RAM virtual, uma parte do armazenamento de 64 GB, considere 2 GB, por exemplo, será alocada especificamente para ser usada como RAM. Agora, a RAM efetiva total no seu dispositivo será de 6 GB (4 GB + 2 GB) com um espaço de armazenamento de 62 GB.
Agora, a RAM virtual não será usada diretamente como uma extensão da RAM. Em primeiro lugar, a razão pela qual a RAM do telefone e o armazenamento do telefone são componentes diferentes é porque a RAM é uma memória volátil extremamente rápida com a função principal de leituras e gravações rápidas, mas temporárias. Enquanto a memória interna é um pouco mais lenta, mas mantém os dados por uma duração mais longa ou quase permanente. Desta forma, mais aplicações numéricas podem ser armazenadas na RAM e mantidas prontas para uso a pedido do usuário.
Na tecnologia Virtual RAM para Android, o sistema operacional Android priorizará os aplicativos armazenados na RAM. Aplicativos importantes e exigentes, como jogos, players de vídeo, terão importância e serão colocados na RAM regular para acesso mais rápido. Enquanto os aplicativos menos importantes serão transferidos para a memória RAM virtual. Os fabricantes de dispositivos Android otimizam o uso de RAM virtual para gerenciamento eficiente de aplicativos na RAM física.
Como a RAM virtual no Android é útil?
A RAM virtual atua como uma ajuda de suporte para a RAM existente. Embora a memória RAM virtual não possa replicar o potencial exato da RAM do telefone, ela certamente reduz a carga de trabalho da RAM real por uma pequena margem. Quando o armazenamento RAM começar a ficar cheio, seu dispositivo Android removerá alguns aplicativos menos usados da memória. Então, da próxima vez que você abrir esse aplicativo, ele será carregado do zero, o que levará mais tempo e também consumirá mais recursos da CPU.
A adição de RAM virtual garante que esses aplicativos sejam mantidos em segundo plano para um tempo de carregamento de aplicativos mais rápido. Você também pode considerar a RAM virtual como uma memória de troca onde determinados aplicativos são armazenados em cache na partição de RAM virtual do seu armazenamento.
Adicionar RAM virtual ao Android é realmente eficaz?
A RAM virtual usa a unidade de armazenamento regular do seu dispositivo Android como um expansor de RAM. Certamente aumentará a capacidade do seu telefone Android para armazenar mais alguns aplicativos na memória. Mas você não notará um aumento instantâneo no desempenho do seu dispositivo Android. A RAM virtual acelerará algumas operações e fará com que seu telefone pareça mais rápido, mas a diferença não será tão significativa quanto o dia e a noite. Portanto, o desempenho do dispositivo final permanecerá o mesmo.
A razão por trás disso é que a maioria dos dispositivos Android hoje em dia vem com pelo menos 3-4 GB de RAM, mesmo no segmento de médio porte. Com base em nossa experiência em testar vários dispositivos Android de várias empresas, esse número é suficiente para manter 8 a 10 aplicativos regulares na memória. Portanto, os dispositivos mais recentes dos fabricantes de celuares Android são capazes o suficiente para reter aplicativos com uma RAM integrada de cerca de 3 a 4 GB.
Agora, lembre-se de que este é um caso geral, e o gerenciamento de memória real de um telefone varia de empresa para empresa, sua otimização de software, o tipo de aplicativo usado etc.
Quando se trata de smartphones mais baratos, esses podem ter apenas 2 GB de RAM, para manter o custo baixo e tornar o telefone mais acessível. Isso vem com uma compensação, pois os fabricantes tentam cortar custos em vários aspectos do telefone, incluindo o tipo de memória usada. Portanto, esses telefones Android geralmente vêm com o armazenamento eMMC de tecnologia mais antiga, que é mais lento em comparação com os padrões UFS 3.1 mais recentes.
Nesses telefones, usar a memória virtual para aumentar a RAM não será uma boa ideia, pois o armazenamento mais lento não será capaz de lidar com as funções adicionais da RAM quando usado virtualmente. E é por isso que não vemos fabricantes optando por RAM virtual em dispositivos econômicos, pois não adiantará nada.
A memória RAM virtual é boa para jogos?
A expansão de RAM virtual no Android não aumentará seu desempenho de jogo diretamente. Isso ajudará você a manter alguns de seus aplicativos em execução em segundo plano, pois o pouco extra de RAM assumirá algumas das funções da RAM normal. Mas se o desempenho de jogo mais alto for sua prioridade no seu telefone Android, é sempre recomendável limpar todos os aplicativos em segundo plano da RAM. Portanto, para os jogadores, a RAM virtual não é realmente um recurso que muda o jogo.
Algumas dúvidas frequentes sobre memória RAM em celulares Android
- Por que seu telefone precisa de mais memória RAM? Como a RAM mantém todos os processos em segundo plano no telefone, ter mais RAM significa que você pode manter mais aplicativos na memória. Isso garantirá um tempo de abertura do aplicativo mais rápido, pois o aplicativo é mantido ativo em segundo plano e você não precisará esperar o carregamento nomanete do zero.
- Aumentar a RAM melhora o desempenho do seu Android? Se você espera uma mudança drástica no desempenho com mais tamanho de RAM, sinto muito em lhe dizer que esse não é o caso. Por exemplo, quando um dispositivo tem uma variante de 6 GB de RAM e uma variante de 8 GB de RAM, isso não significa que a variante de 8 GB será mais rápida. Significa apenas que a variante mais alta poderá armazenar mais aplicativos na memória do que a anterior. Portanto, um tamanho maior de RAM não necessariamente representa um melhor desempenho.
- É possível aumentar a memória RAM física no Android? Não. Os smartphones Android não são modulares como no caso dos dos PC’s. Portanto, aumentar fisicamente a RAM não é possível.
- É indicado limpar a RAM com frequência no Android? A limpeza frequente da RAM no seu smartphone Android tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que limpando a memória RAM, ela ficará livre sem aplicativos abertos em segundo plano, portanto, o consumo de energia do seu dispositivo será menor, o que prolongará a vida útil da bateria. Mas a grande desvantagem de limpar repetidamente a RAM é que os aplicativos serão carregados todas as vezes do zero, causando uma demora na conclusão da abertura. Então, depende do que é mais vantajoso para você.
Com informações de Techpp