Microsoft revela o Windows 11

Hoje com vários travamentos durante a live, a Microsoft apresentou o Windows 11 oficialmente ao mundo. Após seis anos, finalmente a Microsoft resolveu trazer o sucessor do Windows 10 e muitas coisas que foram vazadas na semana passada estarão presentes no Windows 11. O novo sistema operacional será gratuito e estará disponível ainda esse ano…

Hoje com vários travamentos durante a live, a Microsoft apresentou o Windows 11 oficialmente ao mundo.

Após seis anos, finalmente a Microsoft resolveu trazer o sucessor do Windows 10 e muitas coisas que foram vazadas na semana passada estarão presentes no Windows 11. O novo sistema operacional será gratuito e estará disponível ainda esse ano e você já pode verificar a compatibilidade com o seu PC aqui.

A barra de tarefas centralizada que vimos na semana passada ainda está centralizada. Para muitos usuários, eu imagino que seria uma mudança um tanto desconcertante quebrar uma tradição que começou com o Windows 95. Mas você também pode empurrar a barra de tarefas de volta para o lado esquerdo da tela se isso realmente incomodar você. Mas esse visual claramente nos lembra algo vistos no SO daquela empresa que tem uma maça.

Barra agora por padrão está centralizada (imagem: Microsoft)

Layouts Snap e gerenciamento de monitores facilitam o multitarefas

Uma nova adição são os layouts Snap, coleções de aplicativos que você pode acessar facilmente na barra de tarefas destacando até três aplicativos simultâneamente.

Para usuários de vários monitores o Windows 11 pode finalmente fazer malabarismos com aplicativos em vários monitores sem causar estragos em seu fluxo de trabalho. Se você desconectar um monitor externo de seu laptop, todos os aplicativos dessa tela secundária serão minimizados. E durante a apresentação de hoje, também vimos como o sistema operacional pode se lembrar exatamente onde você coloca janelas específicas. Esperançosamente, isso significa que você pode rapidamente voltar ao trabalho após reiniciar ou alterar as resoluções (algo que os jogadores fazem com frequência).

Tablets

Uma coisa que não vimos no vazamento do Windows 11 foi como ele melhoraria a experiência do tablet PC. A versão final do sistema operacional parece ter algumas atualizações interessantes, como alvos de toque maiores para que você possa redimensionar aplicativos com mais facilidade. Há também um teclado touchscreen reformulado, que fica em um canto da tela para digitação com o polegar.

Jogos

Quando se trata de jogos, o Windows 11 trará o recurso Auto HDR visto pela primeira vez no Xbox Series X e S. (que também foi testado no Windows 10.) Auto HDR permitirá que o sistema operacional aplique automaticamente cores e iluminação mais dinâmicas para jogos mais antigos. A Microsoft afirma que mais de 1.000 jogos, incluindo Rocket League e Doom 64, terão suporte para o recurso em monitores HDR. Da mesma forma, a tecnologia de armazenamento direto dos novos consoles do Xbox também está direcionada para o Windows. Isso aumentará drasticamente as velocidades de armazenamento, o que provavelmente levará a tempos de carregamento mais rápidos.

Microsoft Store

Assim como esperávamos, a Microsoft também está tornando mais fácil para os desenvolvedores trazerem qualquer tipo de aplicativo para a Microsoft Store, ao mesmo tempo que torna mais fácil a navegação para os usuários. Durante o evento de lançamento de hoje, o diretor de produtos da Microsoft, Panos Panay, disse que a loja aceitará aplicativos Win32, além do software UWP (Plataforma Universal do Windows) padrão. Melhor ainda, ele disse que os desenvolvedores podem ficar com toda a receita que ganham com plataformas de comércio de terceiros. Isso poderia colocar alguma pressão sobre a Apple para afrouxar as restrições à sua própria App Store.

Android

Para deixar claro o ponto sobre como tornar mais fácil para os desenvolvedores colocar seu software no Windows (bem como os esforços para torná-lo mais amigável ao toque), a Microsoft anunciou que está adicionando suporte para aplicativos Android. Eles devem chegar à Microsoft Store, mas você também pode instalá-los por meio da Amazon App Store.

No geral, a Microsoft parece estar fazendo um esforço maior para tornar o Windows 11 o centro de sua vida computacional. Agora é mesmo esperar para ver como tudo isso será no dia a dia, e como se comportará com o seu PC atual. Você vai atualizar o seu assim que possível, ou ainda vai esperar mais um pouco para ver como as coisas serão?

Com informações de engadget

Leia também