Categorias
Dicas/Tutoriais

Celular caiu na água e não liga mais. Colocar no arroz funciona?

Aconteceu… O celular molhou na piscina, tomou uma chuva inesperada ou caiu na privada. Esses são alguns casos que podem levar o seu celular a “morte”. O que fazer se se o celular cair na água?

Alguns smartphones contam com proteções IP67 ou IP68, que suportam alguns casos de exposição do aparelho a líquidos, mas a grande maioria não tem essa proteção e ela também não é 100% eficaz dependendo do caso.

Foto ilustrativa (Celular no arroz/Alexandre Cordeiro)
Foto ilustrativa (Celular no arroz/Alexandre Cordeiro)

O que fazer se o celular cair na água?

Quanto menos tempo imerso ou em contato com a água, maiores são as chances do celular sobreviver. Caso o seu smartphone tenha contato com algum tipo de líquido, a primeira coisa que deve-se fazer é desliga-lo. Evite liga-lo por um período entre 12 e 24 horas, pois tal atitude previne um possível curto circuito nos componentes internos.

Para aumentar ainda mais as chances de não ter o celular comprometido, você deverá seca-lo comum pano ou papel toalha. Em hipótese alguma ligue o celular ou conecte-o na tomada. Segue os passos para que o seu aparelho tenha um final feliz:

  1. Desligue imediatamente o celular
  2. Remova a bateria caso seja possível (hoje em dia é difícil celulares com bateria removíveis)
  3. Retire capinha e chips (Cartão SIM e Cartão de memória Micro SD) caso possua
  4. Seque o celular com um pano, camiseta ou mesmo com um papel toalha
  5. Coloque o celular dentro de um pote de arroz cru (o grão de arroz seco é capaz de absorver a umidade. Se possível utilize sílica gel em vez do arroz.

Procure imediatamente uma assistência técnica para os procedimentos corretos com o seu celular

Agora o próximo passo é levar o seu celular molhado para uma assistência técnica especialista em smartphones. Lá eles farão uma limpeza para a desoxidação da placa e dos componentes internos.

Veja também: Descubra cinco mitos ou verdades sobre água e celulares

Todo o processo é chamado de “banho químico”, que nada mais é do que a imersão dos componentes eletrônicos em uma solução geralmente feita com álcool isopropílico para limpar e neutralizar os possível pontos de oxidação na placa e nos componentes. O banho químico geralmente é feito em uma banheira ultrassônica.

Posso fazer o procedimento em casa e salvar o meu celular?

As soluções caseiras costumam ser muito arriscadas. Mas caso você queira fazer o serviço por conta em risco eu oriento que pelo menos você procure por vídeos ensinando como abrir o seu celular de maneira correta e não acabar piorando a situação.

Eu mesmo fiz isso com um celular. Abri o aparelho (um Moto G7 Play), coloquei no arroz e limpei as partes oxidadas com álcool isopropílico. Talvez por falta de experiência o meu procedimento não foi 100% satisfatório em primeiro momento. Bom, assista o vídeo abaixo e veja exatamente o que aconteceu.

Por Alexandre Cordeiro

Editor e criador do blog TecnoUp, sou formado em Processamento de Dados e em Sistemas de Informação. Atuo profissionalmente na área de tecnologia desde 1999.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇