Tentaram me aplicar um golpe no Mercado Livre
O meu último artigo foi de dicas com cuidados para tomar antes da venda de um celular. E não é que tentaram me aplicar um golpe no Mercado Livre quando eu anunciei o meu celular para venda. Pois é, foi isso que aconteceu. Mas acabei dando um gelo no golpista. O que eu fiz foi…
O meu último artigo foi de dicas com cuidados para tomar antes da venda de um celular. E não é que tentaram me aplicar um golpe no Mercado Livre quando eu anunciei o meu celular para venda.
Pois é, foi isso que aconteceu. Mas acabei dando um gelo no golpista. O que eu fiz foi conversar com ele por WhatsApp para ver até onde ele iria avançar com a siatuação.
Como essas pessoas aplicam o golpe usando o Mercado Livre
A pessoa que faz isso precisa de tempo e criatividade. Por isso que acho que seria muito mais fácil usar toda esse energia para o bem. Mas infelizmente eles preferem ir para o outro lado e ganhar fazendo o mal para o próximo.
Vou contar aqui como o golpista tentou roubar o meu celular, mas claro que cada vez mais eles aperfeiçoam os golpes. Então é bom você sempre ficar atento antes de qualquer coisa.
Eu criei o anúncio de venda do meu celular utilizando os sites OLX e Mercado Livre. Fiz questão de usar o Mercado Livre justamente pela segurança de venda que a plataforma oferece através do Mercado Pago, onde tanto vendedor quanto o comprador ficam assegurados.
Mas a tentativa de golpe aconteceu por fora da plataforma do Mercado Livre. O golpista viu o meu anúncio e me enviou 4 e-mails, sendo três como se fossem e-mails automáticos do Mercado Livre e um se passando pelo comprador e pedindo o meu número de WhatsApp.
Lembrando que o próprio Mercado Livre não divulga o e-mail de contato do vendedor, justamente para que a negociação não ocorra por fora da plataforma. Agora como o golpista descobriu o meu e-mail? Foi isso que me deixou cabreiro, mas logo percebi como foi.
Quando um anúncio é publicado, o Mercado Livre mostra a informação do vendedor com o seu nome de usuário cadastrado “Vendido por nome_usuário_cadastrado“. No meu caso, o meu nome de usuário era exatamente o início do meu e-mail. Com isso, o golpista provavelmente fez algumas tentativas para o meu usuário mas os domínios famosos como por exemplo gmail, yahoo, hotmail e numa dessas tentativas ele acertou.
Por isso uma dica é alterar o seu usuário para um nome diferente da sua conta de e-mail. E foi o que eu fiz após a tentativa do golpe.
Conversando com o golpista por WhatsApp
O que eu fiz foi conversar com o golpista por WhatsApp para ver até onde ele iria com o plano do golpe. Ele primeiramente me pediu fotos do celular, justamente para dar mais credibilidade na tentativa. Depois disso ele perguntou se eu conseguiria mandar o celular ainda no mesmo dia, por SEDEX pago. Isso mesmo, além de roubar o celular, ele ainda quer que a vítima pague o frete.
No suposto e-mail do Mercado Pago, o golpista colocou os dados de endereço de envio junto com uma falsa imagem de depósito, inclusive o depósito do dinheiro do frete que segundo a mensagem, o Mercado Livre me reembolsaria após o fim da intermediação da venda.
Por isso que falo que com o tempo que ele leva para fazer todas essas tentativas, ele muito bem poderia usar essa habilidade para vender algo de forma honesta. Com certeza se daria muito bem. Abaixo vou colocar os prints da conversa que eu tive com o golpista. Vejam que acabei dando um gelo nele (kkk).
Mas enfim, nesse mundo digital em que vivemos precisamos ter ainda mais atenção na hora de vender ou comprar qualquer tipo de produto, ainda mais celulares que são objetos muito desejados e de venda fácil.
Para você entender melhor toda essa história, assista o vídeo onde mostro com detalhes e conto melhor como tudo aconteceu. Aproveite também para se inscrever em nosso canal e seguir em nossas redes sociais. Qualquer coisa, deixe um comentário. Até mais!