Categorias
Dicas/Tutoriais

Alexa: Comprou uma Echo? Algumas dicas iniciais

Precisando conhecer melhor a Alexa para saber o que é possível fazer com ela? Se acabou de comprar uma Echo ou está pensando em comprar, você está no lugar certo!

Existem vários dispositivos Amazon Alexa e todos são chamados de Echo. Temos desde a Echo Dot até o mais recente Echo Show 10 que acompanha uma Tela de 10,1″ com movimento.

Modelos de Alexa Echo atualmente disponíveis para compra no site da Amazon Brasil.
Modelos de Alexa Echo atualmente disponíveis para compra no site da Amazon Brasil.

Os preços dos modelos são bem variados, e volte e meia a Amazon lança promoções. Eu mesmo paguei R$169,00 numa Echo Dot (3ª Geração) em novembro de 2020 durante a Black Friday. Se você for cliente Prime, sempre aparecem oportunidades.

Baixar o aplicativo Amazon Alexa

Para iniciar as configurações da sua Echo, é necessário ter o aplicativo Alexa instalado em um celular. Pois é através dele que todas as configurações serão feitas. Para instalar, basta ir na loja de aplicativos do Android ou iOS e buscar por Amazon Alexa.

Após conectar o seu Echo em uma tomada, aguarde até que a Alexa de as orientações para a configuração no aplicativo. Caso não apareça a solicitação, é só tocar no ícone dispositivos e no (+) para adicionar um dispositivo.

Trocar nome Alexa da sua Echo

Imagine que na sua casa tenha alguém com o nome Alexa. Isso seria um grande problema, pois cada vez que você chamar a pessoa, a Echo será acionada. Isso também acontece quando você está assistindo um vídeo e a pessoa fala Alexa.

Mas você pode mudar isso de forma fácil. No aplicativo vá em Configurações> Configurações do dispositivo, escolha o dispositivo que você deseja alterar e procure por Palavra de ativação. Nessa opção você poderá escolher por Alexa, Amazon ou Echo. Por isso nunca de esses nomes para os seus filhos (rss).

Aumentar e abaixar o volume

Além dos botões físicos para aumentar e abaixar o volume, você também pode pedir por exemplo: “Alexa, volume 4” ou “Alexa, volume 8”. É possível ajustar o volume de 0 até 10.

Conectar a Echo a um alto-falante externo

Caso você queira fazer uma festa e precise de mais potência no alto-falante, você pode conectar sua Echo via Bluetooth ou cabo a um alto-falante externo.

Para conectar via Bluetooth basta deixar a caixa de som em modo de pareamento e dizer “Alexa, parear”. Nesse momento ela irá pesquisar por dispositivos com Bluetooth ativo e caso encontre a conexão será feita.

Para fazer a conexão por cabo, basta ter um cabo P2 conectado entre a saída auxiliar da Echo e a entrada do falante externo.

Usar a sua Echo como caixa de som para o seu PC ou celular

Sim, uma Echo também pode servir como uma caixinha de som Bluetooth. Digamos que você não tenha caixas de som legais para o seu computador. Então porque não usar o alto-falante da sua Echo?

Para isso diga “Alexa, conectar com Bluetooth”. A partir desse momento a Alexa estará em modo de pareamento e você enxergará um dispositivo Echo pronto para ser pareado com o seu computador ou celular.

Isso também pode ser feito através do aplicativo em Dispositivos. Após selecionar o dispositivo, terá a opção Dispositivos Bluetooth. Basta tocar em Parear um novo dispositivo.

Deixar a sua Alexa mais rápida e direta ao ponto

Algo que com o passar do tempo pode acabar te irritando, é o fato da Alexa demorar muito para ativar os comando solicitados. Mas para isso, existem formas de deixar ela mais rápida.

Para aumentar a velocidade da voz, diga “Alexa, fale mais rápido”. Conforme você vai repetindo essa ordem, ela vai aumentando até chegar em sua velocidade máxima.

Para diminuir a velocidade da voz, basta dizer “Alexa, fale mais devagar” e com isso ela vai diminuindo a velocidade até o seu mais lento possível.

Para restaurar a velocidade padrão de voz da, diga “Alexa, fale na sua velocidade normal”

Também é possível ativar o modo de reposta curta, onde ela simplesmente cumprirá as suas ordens e não será tão simpática e “humana” com você. Quando você der alguma ação, ela emitirá um “bipe” e acionará o que foi solicitado. Você poderá ativar essa função no aplicativo indo em Configurações>Respostas por voz e ativar o modo Resposta curta.

Você também pode ativar e desativar o modo resposta curta dando os seguintes comandos:

“Alexa, ative o modo resposta curta”

“Alexa, desativar modo resposta curta”

Escutar notícias, música, rádio FM e outras funcionalidades com as Skills

Uma das funções que eu gosto muito é o fato de poder escutar rádio, notícias e podcasts na Alexa. Você pode configurar através das Skills, que nada mais são do que os aplicativos de terceiros compatíveis com a Alexa. As Skills adicionam novas funcionalidades e você pode encontra-las separadas por categoria no aplicativo Alexa. Existem Skills para jogos, esportes, casa inteligente, notícias, música e áudio, objetos divertidos e humor, filmes e TV. As Skills também podem ser instaladas via comando de voz. Conheça todas as Skills aqui.

Para ouvir uma rádio, pode simplesmente dizer para ela abrir a rádio como por exemplo “Alexa, abrir rádio Mundo Livre FM”, ou “Alexa, ouvir CNB no TuneIn”. A lógica é a mesma para qualquer estação, podcasts, música entre outras Skills.

Leitura de livros

Essa é uma função muito boa, principalmente para deficientes visuais. Você pode pedir para que e Alexa leia algum livro que você tenha no serviço Prime Reading ou Kindle. Para que ela leia, basta dizer por exemplo “Alexa, ler livro Dom Casmurro”.

Falar sussurrando

É uma função muito interessante principalmente para quem não está sozinho em casa e precisa perguntar algo para a Alexa sem acordar incomodar o seu companheiro.

Para isso basta abrir o aplicativo, ir em Configurações>Respostas por voz e deixar ativado o Modo sussurro. Outra for é pedir “Alexa, ativar modo sussurro”.

Agora toda vez que você falar sussurrando e ela te responderá sussurrando.

Criar rotinas

Você pode criar rotinas para que sua assistente inicie automaticamente uma série de ações. Um bom exemplo é criar uma rotina para começar o seu dia e outra para terminar o dia. Por exemplo, você vai pedir para que comece o seu dia e nisso ela contará algo novo, falará a previsão do tempo, notícias do dia etc. E outra rotina como boa noite, onde ela vai apagar as luzes, desligar o seu computador, fechar a cortina etc.

Toda essas rotinas podem ser configuradas facilmente através do aplicativo Alexa.

Tirar dúvidas

Porque não perguntar qualquer coisa e esperar uma boa resposta da sua assistente virtual? Sim, ela fará o máximo para te ajudar buscando uma boa resposta. É uma infinidade de informações, desde conteúdos educacionais relacionados a história, biologia, matemática, geografia, até curiosidades sobre o que aconteceu no BBB. Teste perguntando algo para ela, você irá se surpreender.

Lista de compras

Uma funcionalidade que eu e a minha esposa usamos muito é a lista de compras. Para isso basta pedir por exemplo “Alexa, inclua chá em minha lista de compras”. Nesse momento será incluído chá na lista de compras que tem dentro do aplicativo.

O legal é que tenho uma Echo Dot no meu escritório e uma na sala. No momento que lembramos de algo já pedimos para ela incluir.

Estudar inglês

Quer treinar o seu inglês conversando com a sua Alexa? Porque não? Basta alterar o idioma no aplicativo e toda a comunicação será feita em inglês. Essa com certeza é uma dica para você aprimorar o idioma de forma intuitiva.

Também existem Skills que te auxiliam. Uma delas é o Inglês daHora. Basta dizer “Alexa abra inglês gerúndio e infinitivo” .

Qual o limite de funcionalidades da Alexa?

A cada dia que passa novos recursos são criados e disponíveis para serem explorados. Para quem quer começar a utilizar a Alexa, uma dica é instalar o aplicativo no seu celular. Lá você terá praticamente todos os recursos de uma Echo e poderá controlar lâmpadas inteligentes, fechaduras, cortinas inteligentes, TV, ar condicionado e todos os dispositivos compatíveis.

Os serviços Prime darão mais possibilidades para a integração e todo o ecossistema da Amazon, porém não é necessário ter o plano assinado. Mas vale muito a pena o custo-benefício.

Hoje eu quis apenas dar uma breve introdução para quem está começando no mundo da inteligência artificial e quer começar a descobrir os recursos. Mas claro que se eu for falar tudo aqui, será um artigo sem fim. Espero que essas dicas iniciais tenham de ajudado de alguma forma. Para complementar, segue abaixo um vídeo onde mostro na práticas todas as dicas citadas aqui. Aproveite e já se inscreva no canal.

Por Alexandre Cordeiro

Editor e criador do blog TecnoUp, sou formado em Processamento de Dados e em Sistemas de Informação. Atuo profissionalmente na área de tecnologia desde 1999.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇