WhatsApp volta atrás e prolonga a data de aceitação
WhatsApp deu “um tiro no pé” ao criar novas políticas de privacidade com termo de aceitação um tanto agressivo e pouco tempo para os usuários assimilarem as novas regras. O WhatsApp atualizou os Termos e a Política de Privacidade do aplicativo. As novas regras deveriam ser aceitas pelos usuários até dia 08 de fevereiro de…
WhatsApp deu “um tiro no pé” ao criar novas políticas de privacidade com termo de aceitação um tanto agressivo e pouco tempo para os usuários assimilarem as novas regras.
O WhatsApp atualizou os Termos e a Política de Privacidade do aplicativo. As novas regras deveriam ser aceitas pelos usuários até dia 08 de fevereiro de 2021 e incluía permissão para compartilhamento de dados dos mensageiros com a Empresa Facebook. Também trazia a informação que caso não fossem aceitas as novas condições o serviço seria suspenso. Com isso muitos usuários se revoltaram e migraram para aplicativos concorrentes.
Veja também: Teste de bateria da Tesla consegue vida útil “infinita”
Isso beneficiou os aplicativos Signal e Telegram. O Telegram já é um velho conhecido e vem atraindo muitos fãs, principalmente aqui no Brasil, ele possuí muitos recursos e facilidades inexistentes no WhatsApp.
Já o Signal, desconhecido pela maioria das pessoas, ganhou relevância após Elon Musk publicar em seu Twitter a frase “Use Signal” bem no dia em que toda a polêmica estava em alta.
WhatsApp prorroga a data de aceitação para o mês de maio
Diante de toda polêmica, e vendo seus usuários migrarem para o Telegram e Signal, o WhatsApp resolveu dar mais um tempo para que todos as pessoas possam revisar as novas políticas que serão impostas.
Agora a data limite para a aceitação dos novos termos será até 15 de maio de 2021, conforme informado em seu blog oficial:
Assim, decidimos prolongar o prazo no qual as pessoas deverão revisar e aceitar os termos atualizados. Ninguém terá a conta suspensa ou apagada em 8 de fevereiro de 2021. Também faremos um trabalho intenso para esclarecer todas as informações incorretas sobre como a privacidade e a segurança funcionam no WhatsApp. Por isso, daremos mais tempo para que todas as pessoas possam revisar nossa política antes de 15 de maio de 2021, data em que as novas opções comerciais ficarão disponíveis.
O WhatsApp também informa que com a atualização dos termos os princípios continuarão iguais. Mas inclui novas opções que as pessoas terão ao conversar com empresas através do mensageiro, e isso só aumenta a transparência sobre a coleta e uso dos dados. No vídeo, a seguir, eu detalho melhor o processo.
Será que com a migração para o Telegram e Signal a empresa Facebook irá rever essas políticas? Na Europa essas leis não foram aplicadas devido a legislação existente por lá, e por aqui estamos em processo de adaptação da LGPD que é baseada no modelo europeu, já existindo questionamentos sobre a legalidade do novo termo.
Com informações de WhatsApp