Categorias
Dicas/Tutoriais

Celular falso: Como saber se um Smartphone Android é pirata

Antes de comprar um smartphone, veja essas dicas para ficar atento e não comprar um celular falso. Evite dor de cabeça.

Os chineses são muito eficientes e conseguem produzir tudo o que imaginamos, tanto coisas de altíssima qualidade, quanto péssimos produtos. Por isso, eles são considerados os principais falsificadores, e é claro que o celular falso está na lista dos principais produtos fabricados.

A ideia de hoje, é trazer dicas para que você não gaste o seu dinheiro comprando um Smartphone falsificado. Então, antes de fechar a compra, fique atento as dicas a seguir e evite dor de cabeça.

Celular falso: Como saber se um Smartphone Android é pirata Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Como saber se um celular/Smartphone é falso (pirata) ou original

Claro que muitos celulares são tão perfeitos, que é mesmo difícil sabermos se são piratas ou originais em um primeiro momento. Mas, com um pouco de análise você matará a charada. Então, vamos para as dicas.

Desconfie de lojas/vendedores sem reputação e preços muito baixos

Essa é a primeira análise que você fará para não comprar um celular falso, pois você ainda não estará com o aparelho em mãos. Então, tenha em mente que esmola de graça não existe.

Se o preço estiver muito abaixo do praticado por lojas de renome, desconfie, pois algo está errado. Pode ser até que o Smartphone seja original, mas aí vem a questão da procedência, e infelizmente pode ser até de carga roubada.

Veja também: Libere espaço no seu celular com Files do Google

Antes de fechar a compra, fique atendo aos comentários dos clientes, pesquise sobre o vendedor em sites tipo Reclame Aqui, pesquise sobre as características do aparelho e questione o vendedor sobre as dicas que vou passar a seguir.

Verifique o IMEI do celular

Com o número do IMEI é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que pretende comprar.

Para encontrar o número de IMEI do celular, existem três formas:

  1. procurar na caixa do celular (antes da compra você pode perguntar para o vendedor)
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar

Celulares/Smartphones que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEI’s.

Os códigos IMEI são facilmente encontrados nas caixas dos celulares originais. Se for um celular falso, o IMEI provavelmente estará errado
Os códigos IMEI são facilmente encontrados nas caixas dos celulares originais

Após ter o número do(s) IMEI(s), consulte-os no site da Anatel e no www.imei.info. Os sites dos fabricantes também possuem página para autenticação dos aparelhos através do IMEI ou do número de série. Por exemplo, veja aqui o link para o site de verificação da Xiaomi.

Dica importante: Quando estiver com o celular, verifique se os números do IMEI mostrados na tela, são os mesmos que estão na caixa. Isso dará mais credibilidade para o aparelho.

Instale o AnTuTu Benchmark

O AnTuTu é um dos aplicativos gratuitos mais famosos e eficientes para benckmark, ou seja, ele faz uma avaliação completa de desempenho do seu aparelho, e mostra as suas especificações.

Se o resultado das especificações mostradas na tela forem diferentes do que as que constam no site do fabricante, o seu aparelho não é original.

O Antutu Benchmark é um ótimo App para a verificação e testes do celular
O Antutu Benchmark é um ótimo App para a verificação e testes do celular

Outro aplicativo que recomendo para você verificar as especificações, é o CPU-Z. Tando ele, quando o AnTuTu estão disponíveis de graça na Play Store.

Compare o aparelho com outros e repare nos detalhes

Outra forma básica é comparar o aparelho celular com fotos do site original da fabricante, ou ir até uma loja de confiança, e comparar com um aparelho igual. Preste atenção no acabamento, tela, qualidade das fotos etc. Muitas vezes, o próprio vendedor poderá auxiliar no processo.

O que fazer se comprei um celular falso?

Segundo indicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os consumidores lesados deverão procurar o local da compra e solicitar o ressarcimento. Além disso, o consumidor pode ainda buscar a fabricante do aparelho e solicitar uma análise de possível adulteração de celular. Você também poderá procurar ajuda com o PROCON para maiores informações e meios legais.

De toda forma, se o aparelho não estiver em conformidade com as exigências da Anatel e for irregular, o processo é irreversível. Infelizmente será preciso comprar um novo celular.

Por Alexandre Cordeiro

Editor e criador do blog TecnoUp, sou formado em Processamento de Dados e em Sistemas de Informação. Atuo profissionalmente na área de tecnologia desde 1999.

Ei, não saia sem deixar um comentário! Prometo que o teclado não morde! 😄👇