Como proteger seu smartphone Android contra roubo e perda
Infelizmente vivemos numa sociedade onde ainda existem pessoas mal intencionadas, e isso faz com que seja necessário proteger seu smartphone Android contra roubo. Mas vamos lembrar que também exitem muitas pessoas boas, e que graças ao bom Deus, elas são a grande maioria e certamente irão devolver o seu celular no caso de perda. Por…
Infelizmente vivemos numa sociedade onde ainda existem pessoas mal intencionadas, e isso faz com que seja necessário proteger seu smartphone Android contra roubo.
Mas vamos lembrar que também exitem muitas pessoas boas, e que graças ao bom Deus, elas são a grande maioria e certamente irão devolver o seu celular no caso de perda. Por isso, vou dar algumas dicas para você evitar de ficar sem o seu aparelho nesses dois casos.
Como proteger seu smartphone Android habilitando a função Encontre meu dispositivo
A Google oferece gratuitamente uma ferramenta onde é possível encontrar, fazer tocar, bloquear e limpar qualquer dispositivo Android perdido.
Na Play Store é possível baixar o aplicativo Encontre Meu Dispositivo do Google, onde você consegue gerenciar remotamente todos os seus dispositivos Android adicionados a sua conta.
Veja também: Proteja o seu WhatsApp
Você também poderá verificar e gerenciar os seus dispositivos através do link: myaccount.google.com.
Na guia segurança do Google Conta é possível localizar um smartphone perdido ou roubado e localizá-lo através do mapa.
Coloque uma frase com o contato de um conhecido
Na tela de bloqueio, coloque uma frase Devolva e o número de algum conhecido seu (namorada, irmão, pai, mãe, amigo, vó etc.)
Para fazer isso vá em Configurações > Bloqueio de tela & senhas > Configurações Avançada > Info. do proprietário na tela de bloqueio.
Pense que no mundo as pessoas honestas e de bom coração ainda são a maioria, e certamente umas dessas pessoas encontrará e devolverá o smartphone para você, caso algum dia você acabe perdendo o seu querido aparelho. Afinal de contas, tenho certeza que você faria o mesmo 🙂
Ainda não colocou uma senha? Tá esperando o que?
Parece uma coisa básica, mas muitas pessoas ainda deixam os seus celulares totalmente desbloqueados para que qualquer pessoa tenha acesso.
Lembre-se que muitas coisas da sua vida estão no seu smartphone, como suas fotos, redes sociais, aplicativos de banco e finanças e por aí vai. Já pensou o estrago que isso poderia causar caso o seu aparelho caia na mão de pessoas erradas? Então, esse é um procedimento básico e o mínimo que você pode fazer para a sua segurança.
Veja também: Como dividir a tela no Android 9 Pie
Hoje em dia os aparelhos mais recentes vem como desbloqueio por biometria, o que torna mais simples o desbloqueio. Basicamente, hoje em dia temos três opções de desbloqueio:
- Desbloqueio facial: É bom, mas ainda pode falhar desbloqueando com uma pessoa com traços parecidos com os seus. Esse formato está presente em praticamente todos os aparelhos intermediários e avançados.
- Desbloqueio por senha ou PIN: Posso dizer que é uma forma segura de bloqueio de tela e presente praticamente em todos os aparelhos, desde os mais básicos até os top de linha.
- Desbloqueio biométrico: Esse é uma das formas mais seguras e práticas de bloqueio de tela. Está presente em quase todos os celulares intermediários e em alguns top de linha ele vem sob a tela.
Sem o bloqueio de tela, qualquer pessoa mal intencionada poderá ter acesso total ao aparelho e desativar as opções de GPS, e assim não será possível localizar o seu dispositivo Android, conforme mencionado anteriormente.
E aí, o que você achou dessas dicas para você proteger seu smartphone? Tem mais alguma em mente? Deixe seu comentário com suas críticas, sugestões ou o que você quiser falar sobre isso.