A tecnologia de gráficos da AMD já é usada em consoles e PCs (foto). Foto de Amelia Holowaty Krales / The Verge

Radeon: Samsung e AMD levarão gráficos à smartphones

Nessa semana a Samsung anunciou um acordo de licenciamento para levar a tecnologia gráfica da linha Radeon, da AMD, para seus celulares. Quando se pensa em gráficos Radeon já se imagina desktop e notebooks, porém a tecnologia já é usada em consoles de videogame, como exemplo o PS4 e o Xbox One, será usada no…

Nessa semana a Samsung anunciou um acordo de licenciamento para levar a tecnologia gráfica da linha Radeon, da AMD, para seus celulares.

A tecnologia de gráficos da AMD Radeon já é usada em consoles e PCs (foto). Foto de Amelia Holowaty Krales / The Verge
A tecnologia de gráficos da AMD já é usada em consoles e PCs. Foto de Amelia Holowaty Krales / The Verge

Quando se pensa em gráficos Radeon já se imagina desktop e notebooks, porém a tecnologia já é usada em consoles de videogame, como exemplo o PS4 e o Xbox One, será usada no serviço de jogos Stadia também.

Veja também: A Google fará transmissão para mais detalhes sobre o Stadia

A parceria deverá ser na linha RDNA (Radeon DNA) e os detalhes da arquitetura ainda não foram divulgados, porém imagina-se que tenha a ver com arquitetura de núcleo das placas de vídeo da família Radeon Navi anunciada semana passada na Computex 2019, a AMD Radeon RX 5700.

Também espera-se que a GPU tenha até 25% desempenho gráfico “clock a clock” na comparação com as atuais placas de vídeo Vega.

Talvez as GPUs Radeon não cheguem para todos

Um porém é que esta nova arquitetura substituirá provavelmente as GPUs Mali da ARM, usadas nos chips Exynos, então pode ser que esta tecnologia não chegue a todos os países uma vez que são lançados chipsets diferentes em cada país.

Os EUA, Canadá, China, Japão e América Latina usam o chipset Qualcomm Snapdragon, completos com GPUs da marca Adreno e podem não receber a nova tecnologia de vídeo da parceria com a AMD.

E você o que acha dessa parceria? Você é fã da AMD? Deixe um comentário!

Com informações de The Verge.

Leia também