Como aumentar o sinal da rede Wi-Fi
Nos dias de hoje, é muito raro quem não tenha um roteador wi-fi instalado em casa. E por isso, vou mostrar algumas dicas para melhorar o sinal da sua rede wireless. Antes de começar, quero deixar claro que cada roteador possuí caracteristicas diferentes de configuração, mas a lógica serve para todos. Nessas dicas, vou usar…
Nos dias de hoje, é muito raro quem não tenha um roteador wi-fi instalado em casa. E por isso, vou mostrar algumas dicas para melhorar o sinal da sua rede wireless.
Antes de começar, quero deixar claro que cada roteador possuí caracteristicas diferentes de configuração, mas a lógica serve para todos. Nessas dicas, vou usar como exemplo o roteador TP-LINK modelo TL-WR741ND.
Deixe o roteador na parte central e mais alta
Procure sempre deixar o roteador na parte mais alta e central da casa. O sinal wi-fi é distribuido de forma circular se propagando para baixo.
De uma forma geral, o alcance prometido pelos fabricantes para as redes Wi-Fi são 30 metros para ambientes fechados e 150 metros para ambientes abertos, mas isso sem a interferência de antenas, telefones sem fio, outros roteadores etc. Isso varia de aparelho para aparelho e o ideal é pesquisar junto com a fabricante.
Lembramos que paredes grossas e divisórias de vidro barram o sinal, e nesses casos talvez seja necessário mais de um roteador ou repetidores de sinal.
Atualize o software do roteador
Se já faz algum tempo que você tem o seu roteador, é bem provável que a fabricante tenha disponibilizado alguma atualização de firmware.
Para isso, entre no site da fabricante e pesquise se o modelo do seu roteador possuí alguma versão de firmware mais atual. Geralmente o processo é simples e acessando as configurações através do browser digitando o IP do roteador mais o login e senha você verá a opção para atualização automática.
Na maioria dos roteadores, as informações de IP, Login e Senha são encontradas atrás do aparelho.
Mas lembre-se que apesar de simples, esse processo se for efetuado de forma errada, poderá ocasionar falha ou até mesmo a inutilização do aparelho. Por isso leia atentamente todos os passos descritos no site oficial do roteador e faça examente como descrito. Se tiver insegurança, chame um técnico especializado para o processo.
Altere a frequência de canal do seu roteador
Essa é uma dica bastante importante de ser observada caso você more em apartamento ou para empresas com muitos outros aparelhos próximos e que geram interferência.
Com o auxilío do aplicativo Wifi Analyzer, você conseguirá descobrir quem são os aparelhos causadores dos problemas na sua conexão, ou seja, aqueles aparelhos próximos que usam a mesma frequência do seu roteador.
Após verificar quais aparelhos estão concorrendo com a mesma frequência do seu roteador, acesse o painel administrativo do roteador e procure pela opção onde é possível fazer a troca para um canal em que não exista interferências.
Para mais delalhes sobre o Wifi Analyzer, veja o artigo e vídeo que fiz sobre ele “Wifi Analyzer: Veja como melhorar o sinal Wi-Fi“.
Use repetidores de sinal Wi-Fi
Conforme mencionei na primeira dica, caso o imóvel tenha paredes grossas ou divisórias em vidro e não seja possível deixar o roteador centralizado e na parte mais alta para que todos os equipamentos recebam o sinal, talvez um repetidor Wi-Fi poderá ser a solução.
Os repetidores apenas retransmitem o sinal do roteador principal. Apesar de aumentarem a qualidade da rede, a velocidade nem sempre é boa. É como se o seu PC/celular mostrasse um sinal forte, mas navegando em uma internet bem lenta.
Repetidores funcionam conectados a uma tomada e a configuração geralmente é muito simples, não exigindo conhecimento técnico aprimorado.
O que você faz para melhorar o sinal Wi-Fi?
O que achou das minhas dicas? Deixei de falar alguma coisa importante? Deixe um comentário abaixo dizendo se essas dicas te ajudaram ou algo que queira compartilhar com a gente.
Muito obrigado e até a próxima 🙂