Windows 10 mais rápido com 4 dicas
Dando sequencia em nossa série de dicas para deixar o Windows 10 mais rápido, hoje vou mostrar para vocês 4 dicas para deixar o Windows 10 mais leve e consequentemente mais rápido. Ano passado eu escrevi um post e fiz um vídeo ensinando como desativar a Cortana do Windows 10, e hoje quero falar sobre…
Dando sequencia em nossa série de dicas para deixar o Windows 10 mais rápido, hoje vou mostrar para vocês 4 dicas para deixar o Windows 10 mais leve e consequentemente mais rápido.
Ano passado eu escrevi um post e fiz um vídeo ensinando como desativar a Cortana do Windows 10, e hoje quero falar sobre algumas dicas básicas que certamente farão diferença no seu PC.
1ª Desinstale programas e Apps que você não utiliza
Isso parece óbvio, mas tem muita gente que instala tudo o que vê pela frente e carrega o Windows com programas e aplicativos desnecessários. Além de ocupar espaço em disco sem necessidade, muitos programas criam tarefas que deixam a inicialização do Windows mais lenta.
Fazendo uma analogia, seria como uma casa entulhada com objetos desnecessários que atrapalham a circulação das pessoas e criam um ambiente desagradável. Já ouviu aquela frase: menos é mais? Então! É a pura verdade.
Para remover programas desnecessários selecione o botão Iniciar, então selecione Configurações.
Abrirá uma tela com as Configurações do Windows, selecione Aplicativos.
Revise todos os programas e aplicativos que você tem instalado e remova todos aqueles que você não utiliza. Se ficar em dúvida sobre algum programa, consulte o Google para saber do que se trata. Cuidado para não remover drivers de hardwares do seu PC! 😃
2ª Ajuste para obter um melhor desempenho
Essa dica é para aqueles que não se importam com as aparências e firulas do Windows 10. Desativar efeitos de animar e esmaecer podem fazer uma grande diferença no desempenho do Windows, principalmente em computadores mais desprovidos de hardware.
Na barra de pesquisa do Windows, digite Sistema, e clique na primeira opção que irá aparecer “Sistema – Painel de Controle“.
Em seguida clique em Configurações Avançadas do Sistema.
Em Propriedades do Sistema clique na aba Avançado. Em Desempenho clique em Configurações.
Carregará a tela “Opções de Desempenho“, então marque a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique em Ok.
Se você achar que o Windows 10 ficou muito sem graça, experimente utilizar a opção “Personalizar” e deixe marcado apenas as opções que você realmente gosta.
3ª Desative programas desnecessários na inicialização
Clique com o botão direito do mouse em um espaço vago da barra de tarefas e selecione a opção Gerenciador de Tarefas.
Clique em Mais detalhes e vá na aba “Inicializar“. Aí estão todos os programas que iniciam junto com o Windows 10. Repare que ele classifica o Impacto na inicialização como Alto e Baixo.
Desabilite todos os programas que julgar como desnecessário. Quanto mais programas estiverem habilitados para iniciar, mais demorado será o carregamento do Windows.
4ª Configure as Opções de Energia para que o PC ligue mais rápido
Essa é uma dica que descobri a pouco tempo e achei muito interessante! Acredito que pouca gente ainda saiba disso.
Na barra de pesquisa do Windows 10 digite “Painel de Controle” e aperte Enter. Quando o Painel de Controle carregar, mude para exibir por Ícones Grandes e clique em “Opções de Energia“.
Em Opções de Energia selecione “Alto desempenho” para dar prioridade ao desempenho e vá em “Escolher a função dos botões de energia“.
Após isso, clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento“.
Deixe marcado a checkbox “Ligar inicialização rápida (recomendado)” e clique em Salvar alterações. Isso fará que o seu PC inicie mais rápido quando for ligado.
E aí! Gostou das dicas? Elas te ajudaram de alguma forma? Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões, críticas ou com o que você estiver a fim de contar. Até o próximo post! 😀 👍