Saiba como utilizar o Movie Maker no Windows 10

Aprenda como utilizar o editor de vídeos Microsoft Windows Movie Maker do Windows XP no Windows 10, 8 ou 7 apenas copiando a pasta e executando o arquivo.

O programa de edição de vídeos Windows Movie Maker juntamente com o pacote Windows Essentials foram oficialmente descontinuados pela Microsoft no dia 10 de janeiro de 2017 deixando muitos fãs órfãos e sem nenhum programa substituto.

O Movie Maker tinha muitos adeptos justamente por sua simplicidade e fácil utilização. Era uma alternativa muito boa para quem pretendia criar projetos simples sem a necessidade de utilizar programas de edição avançados como o Adobe Premiere e Sony Vegas.

Veja também: Saiba como desativar a Cortana do Windows 10

Windows Movie Maker no Windows 7, 8 ou 10

Calma! Se você acha que o editor de vídeos do Windows já era, fique tranquilo! Ainda há uma maneira de utiliza-lo.

Basta acessar um computador com Windows XP, copiar a pasta “Movie Maker” que estará em “C:\Arquivo de programas” em uma unidade externa (pen drive) e colar no seu PC com  Windows mais atual.

Copie a pasta “MovieMaker” de Arquivos de Programas do Windows XP  e cole no seu PC com Windows atual.

Após isso, abra a pasta e de um duplo clique no arquivo executável “moviemk“.  Pronto! Agora é só editar os seus vídeos no Movie Maker 🙂 Se preferir, crie um atalho do executável para facilitar o acesso.

Dentro da pasta “MovieMaker” existem 11 arquivos. Para facilitar o acesso, crie um atalho do arquivo “moviemk“. Após isso é só executar o arquivo para utilizar o editor.

Não encontra um PC com Windows XP para copiar a pasta?

Sei que a cada dia que passa encontrar um PC rodando Microsoft Windows XP é cada vez mais raro. Afinal o Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e encerrado em junho de 2008, ou seja, faz bastante tempo!

Estava pensando em deixar aqui um link compartilhado para download da pasta Movie Maker em algum serviço de nuvem, mas o problema são os direitos autorais. Mesmo que o programa já foi descontinuado e a Microsoft não está mais lucrando com ele, temos que respeitar as condições.

Microsoft! Porque encerrar o Movie Maker?

Não entendo porque ainda a Microsoft não criou um programa de edição gratuito e simples, ou porque não manteve uma versão mais recente do Movie Maker. O Movie Maker era sim um ótimo programa para edições rápidas em vídeos, como cortar, inserir transições, colocar efeitos de cor básicos e textos. Mas acredito que isso é temporário e que logo a Microsoft fará o lançamento de um novo programa de edições de vídeos.

Conhece alguma alternativa gratuita e de simples manuseio para o Windows Movie Maker? Deixe o seu comentário abaixo! Até a próxima!

Leia também