Entenda o que é tela Super AMOLED
AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou seja Matriz-Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz, que é uma tecnologia baseada na OLED. Mas agora você vai saber o que é super AMOLED. As telas AMOLED (utilizadas nos Smartphones top de linha da Samsung) contam com quatro camadas sendo uma de ânodo, uma orgânica, uma cátodo e outra com…
AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou seja Matriz-Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz, que é uma tecnologia baseada na OLED. Mas agora você vai saber o que é super AMOLED.
As telas AMOLED (utilizadas nos Smartphones top de linha da Samsung) contam com quatro camadas sendo uma de ânodo, uma orgânica, uma cátodo e outra com os circuitos, sendo capazes de ligar e desligar seus pixels três vezes mais rápido do que outras comuns.
Veja também: Como dividir a tela no Android 9 Pie
A tela de Super AMOLED mostra maior desempenho em locais com grande luminosidade ou luz direta, além de ter mais resposta ao touchscreen por diminuir as camadas de materiais entre a tela e o dedo. Além disso, a tela apresenta um ângulo de visão muito maior do que as de LCD.
Um monitor AMOLED consiste numa matriz ativa de pixels OLED gerando luz sob ativação elétrica, que foi disposta ou integrada em um fino filme vetorial transistor (TFT), que funciona como uma série de controles que monitoram o fluxo de cada pixel individualmente.
Tipicamente, a corrente contínua flui de pelo menos dois TFTs para cada pixel, um para iniciar e parar a carga do capacitor de armazenamento e o segundo para prover a voltagem num nível necessário para criar uma corrente elétrica constante para cada pixel, eliminando o excesso da mais alta corrente requerida para a operação de matriz passiva OLED.
A tecnologia de placas TFT é crucial na fabricação de monitores AMOLED. As duas principais tecnologias de placas TFT – silício policristalino (poly-Si – polycrystalline silicon) e silício amorfo (a-Si -amorphous silicon) são usadas atualmente nos AMOLEDs.
Veja também: Remover pop-ups, malwares e anúncios indesejados do Google Chrome
Estas tecnologias oferecem um potencial de fabricação de placas de matriz ativas em baixas temperaturas (abaixo de 150ºC) diretamente sobre um substrato de plástico flexível para produção de monitores AMOLED flexíveis.
Entenda melhor a diferença entre telas LCD, AMOLED e Super AMOLED
Assista o vídeo abaixo feito pela Samsung que explica bem a diferença entre essas tecnologias.
Com informações de Samsung.